Estamira: ⎯ O homem não pode ser incivilizado. Todos os homens têm que ser iguais. (...) Não é obrigado todos a trabalhar num serviço só, não é obrigado todos comer uma coisa só, mas a igualdade é a ordenança que deu quem revelou o homem como o único condicional. E o homem é o único condicional, seja que cor for. Eu sou Estamira, eu não importo. Eu podia ser da cor que fosse. Eu, formato homem, par, mas eu sou Estamira, mas eu não admito, eu não gosto que ninguém ofende cores, nem formosura. O que importa, bonito, é o que fez e o que faz. Feio é o que fez e o que faz. Isso é feio. A incivilização é que é feio.
Marcos Prado. Estamira (com adaptações).
Com relação à obra Estamira, de Marcos Prado, ao fragmento apresentado, dela extraído, e aos diversos aspectos por ele suscitados, julgue o item seguinte.
Percebe-se nessa perspectiva de Estamira uma relação entre ética e estética, na medida em que se usam categorias estéticas, bonito ou feio, para distinguir formas de agir: “é o que fez e o que faz”.
No filme Meu amigo Nietzsche, de Fáuston da Silva, o protagonista Lucas é uma criança com dificuldades na escola. Sua professora recomenda que ele leia mais. Ao encontrar no lixão um livro de Nietzsche, o jovem inicia a leitura e sofre transformações em sua vida, melhorando suas notas em todas as avaliações. No entanto, essas transformações não são compreendidas por sua família, nem por sua professora. Ele pergunta à sua mãe se Deus está morto. Sua mãe, então, leva-o para uma igreja. A professora, ao falar sobre as boas notas das avaliações, ouve de Lucas: “avaliar é criar, sem avaliação, a existência seria oca”, e a partir disso acredita que o garoto enlouqueceu. No final, a mãe joga o livro no lixo e diz ao filho que fez isso por amor, ao que ele responde: “Mãe, tudo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal”.
Fáuston da Silva. Meu amigo Nietzsche.
Considerando o fragmento de texto apresentado, bem como o filme Meu amigo Nietzsche, de Fáuston da Silva, julgue o item que se seguem.
Há no filme elementos da realidade associados a ideias do filósofo alemão, apresentadas de forma coerente com o projeto nietzschiano de “filosofar com o martelo”.