Texto I
Capítulo III
O zunzum chegava ao seu apogeu. A fábrica de massas italianas, ali
mesmo da vizinhança, começou a trabalhar, engrossando o barulho
com o seu arfar monótono de máquina a vapor. As corridas até à
venda reproduziam-se, transformando-se num verminar constante
[5] de formigueiro assanhado. Agora, no lugar das bicas apinhavamse
latas de todos os feitios, sobressaindo as de querosene com um
braço de madeira em cima; sentia-se o trapejar da água caindo na
folha. Algumas lavadeiras enchiam já as suas tinas; outras estendiam
nos coradouros a roupa que ficara de molho. Principiava o trabalho.
[10] Rompiam das gargantas os fados portugueses e as modinhas
brasileiras. Um carroção de lixo entrou com grande barulho de rodas
na pedra, seguido de uma algazarra medonha algaraviada pelo
carroceiro contra o burro.
Aluísio Azevedo, O Cortiço, 1890
Sobre o Naturalismo, movimento ao qual é vinculado o autor brasileiro Aluísio Azevedo, é INCORRETO afirmar que
Texto I
Capítulo III
O zunzum chegava ao seu apogeu. A fábrica de massas italianas, ali
mesmo da vizinhança, começou a trabalhar, engrossando o barulho
com o seu arfar monótono de máquina a vapor. As corridas até à
venda reproduziam-se, transformando-se num verminar constante
[5] de formigueiro assanhado. Agora, no lugar das bicas apinhavamse
latas de todos os feitios, sobressaindo as de querosene com um
braço de madeira em cima; sentia-se o trapejar da água caindo na
folha. Algumas lavadeiras enchiam já as suas tinas; outras estendiam
nos coradouros a roupa que ficara de molho. Principiava o trabalho.
[10] Rompiam das gargantas os fados portugueses e as modinhas
brasileiras. Um carroção de lixo entrou com grande barulho de rodas
na pedra, seguido de uma algazarra medonha algaraviada pelo
carroceiro contra o burro.
Aluísio Azevedo, O Cortiço, 1890
A partir do fragmento de O Cortiço, de Aluísio Azevedo, é correto afirmar que
Texto I
Capítulo III
O zunzum chegava ao seu apogeu. A fábrica de massas italianas, ali
mesmo da vizinhança, começou a trabalhar, engrossando o barulho
com o seu arfar monótono de máquina a vapor. As corridas até à
venda reproduziam-se, transformando-se num verminar constante
[5] de formigueiro assanhado. Agora, no lugar das bicas apinhavamse
latas de todos os feitios, sobressaindo as de querosene com um
braço de madeira em cima; sentia-se o trapejar da água caindo na
folha. Algumas lavadeiras enchiam já as suas tinas; outras estendiam
nos coradouros a roupa que ficara de molho. Principiava o trabalho.
[10] Rompiam das gargantas os fados portugueses e as modinhas
brasileiras. Um carroção de lixo entrou com grande barulho de rodas
na pedra, seguido de uma algazarra medonha algaraviada pelo
carroceiro contra o burro.
Aluísio Azevedo, O Cortiço, 1890
Considere as seguintes afirmações sobre os textos:
I. O texto literário e a fotografia jornalística, que retrata a mendicância na cidade de São Paulo, pretendem fazer uma descrição objetiva da realidade cotidiana.
II. O texto literário e a fotografia jornalística, que tem em primeiro plano o corpo de um mendigo dormindo na rua, tratam de uma parcela do ser humano de forma zoomorfizada.
III. O texto literário e a fotografia jornalística, que concede destaque a um homem desprovido de moradia, retratam o choque social de modo descomprometido.
Assinale a alternativa correta.
Texto I
Capítulo III
O zunzum chegava ao seu apogeu. A fábrica de massas italianas, ali
mesmo da vizinhança, começou a trabalhar, engrossando o barulho
com o seu arfar monótono de máquina a vapor. As corridas até à
venda reproduziam-se, transformando-se num verminar constante
[5] de formigueiro assanhado. Agora, no lugar das bicas apinhavamse
latas de todos os feitios, sobressaindo as de querosene com um
braço de madeira em cima; sentia-se o trapejar da água caindo na
folha. Algumas lavadeiras enchiam já as suas tinas; outras estendiam
nos coradouros a roupa que ficara de molho. Principiava o trabalho.
[10] Rompiam das gargantas os fados portugueses e as modinhas
brasileiras. Um carroção de lixo entrou com grande barulho de rodas
na pedra, seguido de uma algazarra medonha algaraviada pelo
carroceiro contra o burro.
Aluísio Azevedo, O Cortiço, 1890
Ao descrever o ambiente, Aluísio Azevedo
o assassino era o escriba
Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito
inexistente.
Um pleonasmo, o principal predicado da sua vida, regular
como um paradigma da 1ª conjugação.
[5] Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial, ele
não tinha dúvidas: sempre achava um jeito assindético de
nos torturar com um aposto.
Casou com uma regência.
Foi infeliz.
[10] Era possessivo como um pronome.
E ela era bitransitiva.
Tentou ir para os EUA.
Não deu.
Acharam um artigo indefinido em sua bagagem.
[15] A interjeição do bigode declinava partículas expletivas,
conectivos e agentes da passiva, o tempo todo.
Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça.
Paulo Leminski, Caprichos e Relaxos, 1983
Pelos versos, percebe-se que a poesia de Leminski