Questões de Literatura
10.006 Questões
Questão 48 13272927
UERJ 2º EXAME 2025O criado esperava teso e sério. Era espanhol; e não foi sem resistência que Rubião o aceitou das mãos de Cristiano; por mais que lhe dissesse que estava acostumado aos seus crioulos de Minas, e não queria línguas estrangeiras em casa, o amigo Palha insistiu, demonstrando-lhe a necessidade de ter criados brancos. Rubião cedeu com pena. O seu bom pajem, que ele queria pôr na sala, como um pedaço da província, nem o pôde deixar na cozinha, onde reinava um francês, Jean, foi degradado a outros serviços.
MACHADO DE ASSIS Quincas Borba. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2024.
O romance Quincas Borba, publicado em livro em 1891, possui como cenário o Rio de Janeiro, na segunda metade do século XIX.
A passagem transcrita indica, por parte de Rubião, o apego ao seguinte aspecto do contexto da época:
Questão 18 13240849
UERJ 2º EXAME 2025Capítulo CXLVIII
Uma só pessoa, o Dr. Camacho, posto julgasse que os bigodes e a pera ficavam muito bem ao amigo, ponderou que era de bom aviso não alterar o rosto, verdadeiro espelho da alma, cuja firmeza e constância devia reproduzir.
Com o comentário acima, o narrador sintetiza um conflito presente em todo o romance.
Esse conflito se estabelece entre os seguintes aspectos:
Questão 9 13221708
UERJ 1º EXAME 2025A QUESTÃO REFERE-SE A CRÔNICAS DO LIVRO AS MENTIRAS QUE OS HOMENS CONTAM, DE LUIS FERNANDO VERISSIMO (Rio de Janeiro: Objetiva, 2015).
Em diversas crônicas do livro, o autor constrói uma relação entre as noções de verdade e mentira, enfraquecendo a distinção entre esses termos.
Essa relação pode ser caracterizada como:
Questão 58 13479129
UFU 1ª Fase 2024/2Os trechos a seguir foram retirados da obra Bom dia, Camaradas de Ondjaki.
I. Nós ficávamos um bocado aborrecidos com as notícias, porque era sempre a mesma coisa: primeiro eram as notícias da guerra, que não eram diferentes quase nunca, só se tivesse havido alguma batalha mais importante, ou a UNITA tivesse partido uns postes [...] Depois vinha o intervalo com a propaganda das FAPLA. Ah, é verdade, às vezes também falavam da situação da África do Sul (Ondjaki, 2014, p. 23-24).
II. Nós tínhamos aula de Matemática, era com o professor Ángel. Quando ele entrou, estava chateado ou triste. Eu dei o toque no Murtala, mas não podíamos rir. Antes de começar a aula, o camarada professor disse que a mulher dele estava muito triste porque os alunos tinham sido indisciplinados, e que num país em reconstrução era preciso muita disciplina. Ele também falou do camarada Che Guevara, falou da disciplina e que nós tínhamos que nos portar bem para que as coisas funcionassem bem no nosso país (Ondjaki, 2014, p. 15).
ONDJAKI. Bom dia camaradas. São Paulo: Companhia das letras, 2014.
Em relação aos trechos acima, assinale a alternativa INCORRETA.
Questão 50 13478470
UFU 1ª Fase 2024/2Alimentada pela riqueza do petróleo, Baku, a capital do Azerbaijão, está se refazendo como uma cidade ousada e vibrante, abrandada por hábitos tradicionais. A cidade sempre ficou numa encruzilhada. Durante séculos, foi negligenciada sob o controle dos persas, russos ou turcos. Agora, a cidade e o país vivem um surto de progresso, embora turvado pelo governo autoritário, pelas vicissitudes da economia do petróleo e pelo desafio de integrar costumes islâmicos a secularismo ocidental. “Falamos russo, nossos nomes são islâmicos ou persas, tentamos ser turcos”, explica o cineasta azeri Teymur Hajiyev. “Temos uma cultura frankenstein”.
SCHOENFELD, Bruce. A mística do Mar Cáspio. Seleções, fev. 2019. p. 102-104.
Frankenstein é o título de um romance da inglesa Mary Shelley – mundialmente conhecido em função, principalmente, dos filmes baseados no romance –, que narra a história de Victor Frankenstein, um estudante de Medicina que cria em seu laboratório uma criatura com aparência quase humana, a partir de diferentes partes corporais de cadáveres humanos. A horripilante e disforme imagem da criatura leva as pessoas a repudiá-la e a se referirem a ela como o monstro de Frankenstein.
Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que o termo negritado “frankenstein” revela o uso do recurso da intertextualidade, por meio da qual se
Questão 10 13396506
FAME 2024/2Cabelos brancos! dai-me, enfim, a calma
A esta tortura de homem e de artista:
Desdém pelo que encerra a minha palma,
E ambição pelo mais que não exista.
BILAC, Olavo. Disponível em: https://www.culturagenial.com/ olavo-bilac-poemas/. Acesso em: 8 mar. 2024. [Fragmento]
Considerando o exposto no poema, observa-se que a figura de linguagem utilizada no primeiro verso
Pastas
06