[1] Ora, entre os antigos, normas de vida e exercícios
espirituais formavam a essência da “filosofia”, não da religião,
e a religião estava mais ou menos separada das ideias sobre a
[4] morte e o além. Havia seitas, que eram filosóficas, pois a
filosofia era a matéria de seitas que propunham convicções e
normas de vida a quem elas pudessem interessar; um indivíduo
[7] se tornava estoico ou epicurista e se conformava mais ou
menos a suas convicções.
Paul Veyne. O Império Romano In: Philippe Ariès e Georges Duby. História da vida privada: do Império Romano ao ano mil. São Paulo: Companhia das Letras, 2010 p. 201 (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue o item.
Desdobramentos da tradição filosófica, as regras monásticas, em voga na Idade Média e na Idade Moderna, promoveram e exaltaram a virtude por meio de normas estritas que regulavam a vida em comunidade.
[1] O banquete tinha tanta importância quanto a vida
dos salões no século XVIII e mesmo quanto a corte do
Ancien Régime. Os imperadores não tinham corte; viviam em
[4] seu palácio, na colina do Platino, à maneira dos nobres de
Roma em suas mansões, cercados de escravos e libertos, mas,
caída a noite, jantavam com seus convidados, que eram
[7] senadores ou simples cidadãos cuja companhia apreciavam.
Paul Veyne. O Império Romano. In: Philippe Ariès; Georges Duby. História da vida privada: do império romano ao ano mil. 2.ª ed. Trad.: Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 181 (com adaptações).
Diego Velázquez. O triunfo de Baco, 1629, óleo sobre tela, 165 cm × 225 cm, Museu do Prado, Madri.
Frans Hals. O banquete dos oficiais da Milícia de São Jorge, 1627, óleo sobre tela, 179 cm × 257,5 cm, Museu Frans Hals, Amsterdã.
Giambattista Tiepolo. O banquete de Cleópatra, 1743, óleo sobre tela, 250,3 cm × 357 cm, Galeria Nacional de Victória, Austrália.
Considerando o fragmento de texto e as obras reproduzidas acima, julgue o item.
O estudo sobre a comensalidade daqueles que exercem o poder é importante do ponto de vista político, uma vez que ela está relacionada a momentos de exibição de riqueza e de reforço dos laços de amizade e fidelidade.
[1] Ora, entre os antigos, normas de vida e exercícios
espirituais formavam a essência da “filosofia”, não da religião,
e a religião estava mais ou menos separada das ideias sobre a
[4] morte e o além. Havia seitas, que eram filosóficas, pois a
filosofia era a matéria de seitas que propunham convicções e
normas de vida a quem elas pudessem interessar; um indivíduo
[7] se tornava estoico ou epicurista e se conformava mais ou
menos a suas convicções.
Paul Veyne. O Império Romano In: Philippe Ariès e Georges Duby. História da vida privada: do Império Romano ao ano mil. São Paulo: Companhia das Letras, 2010 p. 201 (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue o item.
Das informações do texto depreende-se que o saber filosófico
[1] Ora, entre os antigos, normas de vida e exercícios
espirituais formavam a essência da “filosofia”, não da religião,
e a religião estava mais ou menos separada das ideias sobre a
[4] morte e o além. Havia seitas, que eram filosóficas, pois a
filosofia era a matéria de seitas que propunham convicções e
normas de vida a quem elas pudessem interessar; um indivíduo
[7] se tornava estoico ou epicurista e se conformava mais ou
menos a suas convicções.
Paul Veyne. O Império Romano In: Philippe Ariès e Georges Duby. História da vida privada: do Império Romano ao ano mil. São Paulo: Companhia das Letras, 2010 p. 201 (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue o item.
Com relação ao assunto tratado no texto acima, assinale a opção correta.
O que é a justiça e a quem ela se aplica? Ela deve ser igual para pessoas iguais, mas ainda resta uma dúvida: igual em quê, e desigual em quê? Eis uma dificuldade que requer o auxílio da filosofia política. Alguém talvez possa dizer que as funções mais importantes da cidade deveriam ser distribuídas desigualmente, segundo a superioridade dos indicados em cada qualidade, mesmo que não houvesse quaisquer outras diferenças entre os pretendentes, mas todos fossem aparentemente idênticos, pois homens diferentes têm direitos e méritos diferentes.
Aristóteles. Política. Brasília: Edunb, 1997, p. 101.
Tendo como referência o texto acima, julgue o item.
Até o final do Antigo Regime, preservou-se o princípio fundamental do Digesto (século VI): “dar a cada um o que lhe é de direito” de acordo com sua posição no corpo social.
O que é a justiça e a quem ela se aplica? Ela deve ser igual para pessoas iguais, mas ainda resta uma dúvida: igual em quê, e desigual em quê? Eis uma dificuldade que requer o auxílio da filosofia política. Alguém talvez possa dizer que as funções mais importantes da cidade deveriam ser distribuídas desigualmente, segundo a superioridade dos indicados em cada qualidade, mesmo que não houvesse quaisquer outras diferenças entre os pretendentes, mas todos fossem aparentemente idênticos, pois homens diferentes têm direitos e méritos diferentes.
Aristóteles. Política. Brasília: Edunb, 1997, p. 101.
Tendo como referência o texto acima, julgue o item.
No que concerne a conceitos mencionados no texto, assinale a opção correta.