Os movimentos literários tiveram início, no Brasil, durante o século XVI e são divididos em dois grandes momentos: a era colonial e a era nacional. Esses dois períodos ficaram marcados e separados pela emancipação política do Brasil. Relacione as assertivas ao movimento correspondente.
1. Barroco
2. Arcadismo
3. Romantismo
4. Realismo/Naturalismo
5. Parnasianismo
( ) Esse movimento propõe conectar o homem à natureza por meio da arte. Sua essência baseia-se no resgate da Antiguidade clássica, que não separava a arte da técnica. O processo não estaria ligado diretamente à habilidade, mas ao saber fazer.
( ) Com enfoque no ser humano e no seu cotidiano, na crítica social, com linguagem simples e objetiva cujos personagens e ambientes são descritos de forma detalhada, iniciou oficialmente em 1881, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de seu mais célebre autor, Machado de Assis.
( ) É marcado pela expressão e pela valorização dos sentimentos, com destaque para a dualidade entre o amor e o sofrimento. A liberdade de criação se mistura à fantasia. As marcas principais são sentimentalismo, supervalorização das emoções pessoais, subjetivismo e egocentrismo.
( ) Em meio a um período em que a arte ganha espaço, esse movimento literário estimulou o ser humano a redescobrir a fé. Os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, em que são valorizados os detalhes em jogo de contrastes.
( ) Movimento literário que iniciou na França, em meados do século XIX, com o objetivo de produzir “poesias perfeitas”, valorizando a forma e a linguagem culta, criticando o sentimentalismo. A objetividade, a valorização da metrificação e a presença de impessoalidade também fazem parte de suas principais características.
A sequência correta é
Leia os trechos de poemas a seguir para responder à questão Leia os trechos de poemas a seguir para responder à questão.
I. Trecho de “O poeta na última hora da sua vida” (Gregório de Matos)
“Meu Deus, que estais pendente em um madeiro,
Em cuja lei protesto de viver,
Em cuja santa lei hei de morrer
Animoso, constante, firme e inteiro”.
II. Trecho de “Marília de Dirceu” (Tomás Antônio Gonzaga)
“Depois que nos ferir a mão da morte,
Ou seja neste monte, ou noutra serra,
Nossos corpos terão, terão a sorte
De consumir os dois a mesma terra.
Na campa, rodeada de ciprestes,
Lerão estas palavras os pastores:
‘Quem quiser ser feliz nos seus amores,
Siga os exemplos que nos deram estes’”
Em relação ao conteúdo dos trechos dados e ao movimento literário a que pertencem, analise as assertivas a seguir.
I- O trecho I trata da religiosidade, um dos temas abordados no Barroco, marcado por contrastes, dualidades e excessos.
II- O trecho II trata da vida pastoril, tema recorrente nas obras do Arcadismo, movimento marcado pela busca da beleza na simplicidade das coisas.
III- O trecho I trata da angústia do ser humano, tema também abordado no Romantismo, marcado por figuras de linguagem, estilo exuberante e decorativo.
IV- O trecho II trata da tristeza da morte, tema recorrente nas obras do Realismo, movimento conhecido por “cortar o inútil” e evitar exageros.
É correto o que se afirma em
Leia os trechos de poemas a seguir para responder à questão Leia os trechos de poemas a seguir para responder à questão.
I. Trecho de “O poeta na última hora da sua vida” (Gregório de Matos)
“Meu Deus, que estais pendente em um madeiro,
Em cuja lei protesto de viver,
Em cuja santa lei hei de morrer
Animoso, constante, firme e inteiro”.
II. Trecho de “Marília de Dirceu” (Tomás Antônio Gonzaga)
“Depois que nos ferir a mão da morte,
Ou seja neste monte, ou noutra serra,
Nossos corpos terão, terão a sorte
De consumir os dois a mesma terra.
Na campa, rodeada de ciprestes,
Lerão estas palavras os pastores:
‘Quem quiser ser feliz nos seus amores,
Siga os exemplos que nos deram estes’”
No que se refere aos autores dos trechos apresentados, analise as afirmações.
I. Gregório de Matos Guerra, alcunhado de Boca do Inferno, foi advogado e poeta no Brasil Colônia. É considerado um dos maiores poetas do Barroco em Portugal e no Brasil e o mais importante poeta satírico da literatura em seu tempo.
II. Tomás Antônio Gonzaga, cujo nome adotado no Arcadismo é Dirceu, foi um jurista, poeta e ativista político da Inconfidência Mineira.
III. Gregório de Matos Guerra e Tomás Antônio Gonzaga são contemporâneos e suas obras são muito similares, pois abordam temas relacionados à vida, como religiosidade, amor, sofrimento da alma.
IV. Gregório de Matos Guerra é autor de poesias líricofilosóficas, sacras, satíricas, eróticas e pornográficas. O escritor atacava o governo, os fidalgos e o clero.
V. A expressão em latim inutilia truncat, que significa “cortar o inútil”, inspira a evitar os exageros considerados inúteis para manter o equilíbrio, presente nas obras de Tomás Antônio Gonzaga.
É correto o que se afirma em
Leia o poema a seguir.
Com licença poética (Adélia Prado)
Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não tão feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas, o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
— dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida, é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.
Sobre Adélia Prado e o poema apresentado, é possível afirmar que:
I- a escritora critica o ser mulher na sociedade brasileira e evidencia as dificuldades que o gênero feminino costuma enfrentar;
II- a autora utiliza um tom de oralidade, marcado pela informalidade e pelo desejo de proximidade com o leitor. O eulírico se oferece ao leitor, entregando as suas qualidades e os seus defeitos sob a forma de verso;
III- à medida que se aproxima das mulheres comuns e dá voz a elas, a poeta apresenta um forte caráter feminista, mas não de luta, porque sua poesia não tem intenção de reclamar um lugar igualitário para as mulheres na sociedade.
É correto o que se afirma em
Leia o trecho a seguir, de “O Ateneu”, do escritor Raul Pompeia.
“O Ateneu estava situado no Rio Comprido, extremo ao chegar aos morros.
As eminências de sombria pedra e a vegetação selvática debruçavam sobre o edifício um crepúsculo de melancolia, resistente ao próprio sol a pino dos meios-dias de novembro. Esta melancolia era um plágio ao detestável pavor monacal de outra casa de educação, o negro Caraça de Minas. Aristarco dava-se palmas desta tristeza aérea — a atmosfera moral da meditação e do estudo, definia, escolhida a dedo para maior luxo da casa, como um apêndice mínimo da arquitetura.”
Avalie as assertivas a seguir.
I- Sérgio é o protagonista da história. A obra narra a trajetória dele (cerca de dois anos), desde quando foi matriculado no colégio interno chamado Ateneu, com 11 anos.
II- A linguagem é densa, rebuscada e repleta de descrições, bem como de figuras de linguagem (metáforas, hipérboles, comparações).
III- O escritor critica diversos aspectos da sociedade, aliados ao moralismo e à perversão das instituições de ensino do século XIX no país.
IV- A obra faz parte do movimento Romantismo, visível pela valorização do nacionalismo e da liberdade que se deu na produção literária da época.
É correto o que se afirma em