Olhar o Brasil e não ver o sertão
É como negar o queijo com a faca na mão
Esse gigante em movimento
Movido a tijolo e cimento
Precisa de arroz com feijão
Que tenha comida na mesa
Que agradeça sempre a grandeza
De cada pedaço de pão
Agradeça a Clemente
Que leva a semente
Em seu embornal
Zezé e o penoso balé
De pisar no cacau
Maria que amanhece o dia
Lá no milharal
VANDER LEE, Do Brasil. In: Pensel que fosse o céu; 20 vivo. Rio de Janeiro: India Records, 2006 (fragmento).
A letra da canção valoriza uma dimensão do espaço rural brasileiro em sua relação com a cidade &o ressaltar sua função de
Uma característica regional que justifica o maior. potencial anual médio para o aproveitamento da: energia solar é a reduzida
Lá embaixo está o Açude ltans, com seu formigueiro a cavar a terra. É mesmo impressionante o esforço daquele formigar de homens ao sol, lavados em suor, que não param, em longas filas pacientes acompanhando centenas de burricos que sobem e descem, numa ciranda comovente e silenciosa, cada burrico com duas caixas de terra no lombo. É o labor organizado para a salvação da terra e do homem. Depois do semideserto que tanto nos acabrunhou o espírito por falta de chuvas, o esforço destes milhares de sertanejos, todos vestidos de brim mescla e calçando alpercatas, no combate consciente à esterilidade da natureza, com as famílias alojadas em pequeninas casas de taipa e telha — embrião de futura cidade — impressionava-nos profundamente,
VALE - M. História do Açude ans, município de Calcó (RN). Brasília, 1994 (adaptado)
Na construção do empreendimento descrito, destaca-se a presença de
TEXTO I
interseccionalidade: intercruzamento de desigualdades que gera padrões complexos de discriminação.
TEXTO II
Considerando o conceito apresentado no Texto I e os dados apresentados no Texto II, no Brasil, são fatores que intensificam o fenômeno da discriminação:
Brasileiros levam mais tempo de casa para o trabalho
Pesquisa do IBGE aponta que a situação é mais grave no Sudeste: 13% das pessoas levam mais de uma hora para chegar ao trabalho. Nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio, o IBGE registrou os maiores percentuais de trabalhadores que levam mais de uma hora no trajeto até o emprego. Quem vê o Marcelo chegar ao trabalho nem imagina a maratona que ele enfrenta todos os dias antes das 5 h. “Acordo 4 h 30, saio de casa 5 h, pego trem 5 h 20, chego na Central umas 6 h 50, pego ônibus e chego no trabalho mais ou menos 7 h 10º, conta, Segundo especialista, são os mais pobres os que moram mais longe do emprego.
Disponfvel em: www portaldotransito. com.br Acesso em: 23 nov, 2021 (adaptado).
A pesquisa desenvolvida retrata a seguinte dinâmica populacional:
TEXTO I
Em março de 1889, quando apareceram as primeiras romarias atraídas pelos milagres da beata Maria de Araújo, Juazeiro inseriu-se no rol da fundação do espaço religioso. Construfa-se mais um centro, como Aparecida do Norte, Canindé ou Lourdes.
RAMOS, F. R. L. O melo do mundo: território sagrado em Juazeiro do Padre Cicero. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014.
TEXTO II
Não sabemos ao certo quantas pessoas estavam : presentes na capela no momento em que a hóstia sangrou na boca de Maria de Araújo. O Padre Cicero nos conta que o fato surpreendeu não só aos presentes, mas a própria beata parecia atordoada com o ocorrido. O fenômeno continuou acontecendo todas as quartas e sextas na Capela de Nossa Senhora das Dores a partir . daquele dia. Os paninhos manchados do sangue que escorria da hóstia e da boca da beata, a principio, ficaram sob a guarda do Padre Cicero, mas logo foram expostos à visitação pública e, além disso, o sangramento foi. proclamado como milagre sem o conhecimento e sem a autorização do bispo diocesano.
NOBRE, E. Incêndios da alma. Rio de Jarairo; Multifoco, 2018 (adaptado).
As práticas religiosas mencionadas nos textos estão associadas, respectivamente, à: