
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Geografia
Questão 22 3642213
FUVEST 2021O Monte Everest é o pico mais elevado do planeta, localizado na cordilheira do Himalaia, na fronteira da China e Nepal, com 8.848 metros de altitude. Possui cinco estações meteorológicas em diferentes altitudes funcionando desde 2019, entre elas a estação mais elevada do planeta (8.430 m), que registra dados valiosos para a climatologia. Esse projeto foi liderado pelo Dr. Paul Andrew Mayewski geógrafo e climatologista, cuja equipe projetou e treinou por meses para instalar a estação meteorológica em tal condição adversa em menos de 90 minutos.
Disponível em https://www .climadeensinar.com.br/. Adaptado.
A dificuldade de instalação da estação na altitude citada deve-se
Questão 23 3642220
FUVEST 2021Segundo o Atlas de Serpentes Brasileiras, a jararaca (nome científico Bothrops jararaca) encontra-se com as ocorrências registradas em uma extensa faixa do Brasil relativa a diferentes Biomas, onde se alimenta de anfíbios, roedores e outros animais. A espécie ocorre nas áreas apontadas, sendo encontrada em zonas florestadas ou modificadas pela ação humana.
Brasil: Distribuição da Bothrops Jararaca
Sobre as serpentes Bothrops jararaca e os principais biomas de ocorrência, é correto afirmar:
Questão 42 3644494
FUVEST 2021Leia com atenção os dados do quadro e da tabela, relativos à epidemia de gripe espanhola na cidade de São Paulo, em 1918.
Quadro: Município de São Paulo: Características distritais por volta de 1918.
Tabela: Mortalidade Gripal no Município de São Paulo por distrito (15/10 a 19/12/1918).
Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar:
Questão 38 4000586
FMJ 2021A exploração dos recursos madeireiros da Amazônia poderia ser realizada de acordo com um conjunto relevante de conhecimentos sobre manejo florestal e ecologia tropical. Nessa área, historicamente, há uma parceria acadêmica com universidades estrangeiras, resultando em pesquisas e desenvolvimento de novas técnicas dentro de uma relação bastante equilibrada. Seria possível investir em estratégias de manejo florestal, já desenvolvidas e testadas no Brasil, criando cadeias produtivas de produtos madeireiros mais sustentáveis.
(Nurit Bensusan. “A arquitetura da destruição: versão tropical”. Le monde diplomatique Brasil, julho de 2019. Adaptado.)
A exploração econômica da Amazônia tem sido objeto de debate internacional.
O autor do texto
Questão 1 985150
UERJ 2020/1SOBRE A FORMA DA TERRA
Nesses últimos tempos, tem-se difundido na internet uma concepção sobre a forma da Terra: a Terra Plana. Na verdade, essa concepção está associada com outras ideias em conflito com o conhecimento científico atual. Afirma-se, por exemplo, que a gravidade inexiste; a Lua é autoiluminada; o Sol e os demais astros se encontram a não mais de alguns milhares de quilômetros de nós; o Sol e a Lua descrevem órbitas paralelas à superfície da Terra; as viagens espaciais são impossíveis. Negam-se, assim, a ida do homem à Lua e a existência de satélites artificiais, ao mesmo tempo que se afirmam o geocentrismo antropocêntrico e o criacionismo fixista dos 6 mil anos, segundo o qual tudo teria sido criado como é hoje há cerca de 6 mil anos.
FERNANDO LANG DA SILVEIRA
Adaptado de researchgate.net, maio/2017.
De acordo com essa concepção sobre a forma da Terra, dentre as viagens empreendidas pelos exploradores do período das Grandes Navegações, a que faz alusão Stephen Hawking, seria impossível a realização do seguinte percurso:
Questão 4 985215
UERJ 2020/1Várias mudanças ambientais interferem no ciclo biogeoquímico do carbono. Sabe-se que a maior parte desse elemento está armazenada nas rochas e sedimentos da crosta terrestre, como indica a tabela.
A exploração intensa dos recursos naturais acelera o processo de conversão do carbono encontrado em rochas e sedimentos, em compostos de carbono que circulam nos outros reservatórios.
Uma consequência desse processo é: