“É certo que eu, num dos meus passeios desabridos, quando o céu afuzilava relâmpagos, fui caminho de Sintra, e vi na balaustrada de uma varanda, com os olhos postos no ocidente tempestuoso, uma mulher, que se me afigurou a pomba da boa nova ao quadragésimo dia do dilúvio”.
BRANCO, Camilo Castelo, Coração, cabeça e estômago. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1960, p. 455.
Dentre as alternativas abaixo, qual recurso literário podemos identificar no excerto acima?
Assinale a resposta CORRETA.
“Litania dos pobres
Os miseráveis, os rotos
São as flores dos esgotos.
São espectros implacáveis
Os rotos, os miseráveis.
São prantos negros de furnas
Caladas, mudas, soturnas.
São os grandes visionários
Dos abismos tumultuários.
As sombras das sombras mortas,
Cegos a tatear nas portas.”
Litania dos pobres. in SOUZA, Cruz e. Farois – Obra completa. Florianópolis: Fund. Catarinense de Cultura; Fundação Banco do Brasil: 1993, p. 54.
O poeta Cruz e Souza foi um dos principais expoentes brasileiros do movimento simbolista/decadentista.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as características desse movimento literário.
“Poema à bem-amada
Amada, não penses,
escutemos a chuva que o inverno chegou.
Sejamos as árvores que Deus semeou
sem nunca O ouvir, sem nunca O olhar
serenos, morramos sem nos separar.”
LIMA, Jorge de. Poemas Negros. Rio de Janeiro: Alfaguará, 2016, p. 158.
Os textos literários têm uma voz que emana deles.
A partir do fragmento de poema apresentado, assinale a alternativa CORRETA que indica a voz que emana dele.
“Era a tristeza.
Os dedos do pé a brincarem com a chinela. O chão lá não muito limpo. Que relaxada e preguiçosa me saíste. Amanhã não, porque não estaria lá muito bem das pernas. Mas depois de amanhã aquela sua casa havia de ver: dar-lhe-ia um esfregaço com água e sabão que se lhe arrancariam as sujidades todas! a casa havia de ver! Ameaçou ela colérica. Ai que se sentia tão bem, tão áspera, como se ainda estivesse a ter leite nas mamas, tão forte. Quando o amigo do marido a viu tão bonita e gorda ficou logo com respeito por ela. E quando ela ficava a se envergonhar não sabia aonde fitar os olhos. Ai que tristeza. Que é que se há de fazer. Sentada no bordo da cama, a pestanejar resignada. Que bem que se via a lua nessas noites de verão. Inclinouse um pouquito, desinteressada, resignada. A lua. Que bem que se via. A lua alta e amarela a deslizar pelo céu, a coitadita. A deslizar, a deslizar... Alta, alta. A lua. Então a grosseria explodiu-lhe em súbito amor; cadela, disse a rir”
Devaneio e embriaguez duma rapariga, in LISPECTOR, Clarice. Laços de Família. Rio de Janeiro: Sabiá, 1960, p. 16.
No fragmento de texto acima, temos o emprego de operadores do texto narrativo.
Qual alternativa abaixo está integralmente CORRETA?