Considere o texto “Apelo”, para responder à questão.
Apelo
Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.
Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na varanda, a todas as aflições do dia.
Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate — meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor
(TREVISAN, D. Mistérios de Curitiba. Rio de Janeiro: Record, 1996.)
O narrador do texto é o personagem protagonista; esse recurso revela de forma convincente sentimentos, sensações e atitudes desse personagem.
No texto, é possível detectar dois sentimentos sucessivos e opostos em relação à ausência da mulher, identificados como
Considere o poema a seguir, para responder à questão.
A ciência pode classificar e nomear os órgãos de um sabiá
Mas não pode medir seus encantos.
A ciência não pode calcular quantos cavalos de força
existem
Nos encantos de um sabiá.
Quem acumula muita informação perde o condão de
adivinhar: divinare.
Os sabiás divinam.
(BARROS, M. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Record, 2001)
Em referência ao discurso do poema, pode-se afirmar que
I. a preocupação exagerada em conhecer cientificamente o mundo distancia o homem da percepção da beleza e simplicidade do mundo real.
II. nele, o autor revela uma postura extremamente humanista sobre o mundo que o rodeia.
III. embora encantadores, os sabiás devem ser estudados pela ciência.
É verdadeiro o que se afirma em
Sobre seu romance As meninas, Lygia Fagundes Telles declara: “Esse livro me deu muita alegria porque eu pude desembrulhar essas personagens numa época muito embrulhada que foi a ditadura militar”.
(www.youtube.com. Transcrição em 15/07/09)
As personagens às quais a escritora Lygia se refere são Lorena, Lia e Ana Clara, caracterizadas, respectivamente, como
Com relação ao livro Libertinagem, de Manuel Bandeira, pode-se afirmar que nele
I. se encontram os poemas Pneumotórax e Evocação do Recife, nos quais estão presentes temas do cotidiano e universais, como o amor, a nostalgia e a morte.
II.são recorrentes a evocação do passado, as imagens da infância, a valorização do elemento nacional e a linguagem prosaica.
III. se revela o desejo de romper com as formas tradicionais, de praticar a poesia de forma mais livre, valendo-se de versos irregulares e do abandono da rima, o que se verifica especialmente em Poética.
É verdadeiro o que se afirma em
Com relação a “Conto de escola”, Machado de Assis
I. finalizou a narrativa de forma puramente lírica, fazendo com que a batida do tambor induzisse o herói a abandonar a idéia de vingança.
II. explicita o pessimismo irônico machadiano, denotado fortemente nos temas: a corrupção e a delação na infância.
III. apresenta o medo, sentido pelo personagem Raimundo, de levar uma surra de palmatória frente a possíveis notas baixas e ainda o da humilhação perante aos colegas.
É verdadeiro o que se afirma em
Considerando o tema central do conto “O enfermeiro”, de Machado de Assis, e o fragmento "Todos os médicos a quem contei as moléstias dele, foram acordes em que a morte era certa, e só se admiravam de ter resistido tanto tempo", é correto afirmar que