Leia o texto e responda a questão.
TEXTO
Este é o rio, a montanha é esta,
Estes os troncos, estes os rochedos;
São estes inda os mesmos arvoredos;
Esta é a mesma rústica floresta.
Tudo cheio de horror se manifesta,
Rio, montanha, troncos, e penedos;
Que de amor nos suavíssimos enredos
Foi cena alegre, e urna é já funesta.
Oh quão lembrado estou de haver subido
Aquele monte, e às vezes, que baixando
Deixei do pranto o vale umedecido!
Tudo me está a memória retratando;
Que da mesma saudade o infame ruído
Vem as mortas espécies despertando.
COSTA, Claudio Manoel da. Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística. Textos literários em meio eletrônico. Sonetos Inéditos. Edição de Referência: A Poesia dos Inconfidentes, Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1996.
A temática do poema permite colocar em evidência os sentimentos do eu-lírico, que revisita os locais campestres onde já foi feliz. A paisagem assume o lugar de personagem ao aparecer personificada: ela continua a mesma, mas foi testemunha e carrega as memórias de alegria (passado) e tristeza (presente) do eu-poético.
Podemos comprovar a dualidade construída para a representação da paisagem com o fragmento:
Leia o texto e responda a questão.
TEXTO
Este é o rio, a montanha é esta,
Estes os troncos, estes os rochedos;
São estes inda os mesmos arvoredos;
Esta é a mesma rústica floresta.
Tudo cheio de horror se manifesta,
Rio, montanha, troncos, e penedos;
Que de amor nos suavíssimos enredos
Foi cena alegre, e urna é já funesta.
Oh quão lembrado estou de haver subido
Aquele monte, e às vezes, que baixando
Deixei do pranto o vale umedecido!
Tudo me está a memória retratando;
Que da mesma saudade o infame ruído
Vem as mortas espécies despertando.
COSTA, Claudio Manoel da. Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística. Textos literários em meio eletrônico. Sonetos Inéditos. Edição de Referência: A Poesia dos Inconfidentes, Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1996.
Neste soneto podemos observar que o tema demonstra uma preocupação do eu-lírico com a passagem do tempo e com a mutação de suas memórias no espaço idealizado – a natureza. A natureza está impregnada das memórias e guarda alegrias e tristezas do eu-lírico. Essa aproximação eu-lírico e paisagem denota um gosto pela vida idílica no campo.
Esse traço nos remete ao período:
CANÇÃO DO TAMOIO, de Antonio Gonçalves Dias, um poema laudatório de qualidades idealizadas do indígena brasileiro, que simboliza o herói nacional, conforme ideário do Romantismo do século XIX, se dirige a um guerreiro Tamoio, enaltecendo sua coragem e ousadia para lutar por conquistas e honrar o nome do pai, mesmo diante da morte. Construído em redondilha menor (5 sílabas métricas) em todos os versos das 10 estrofes, o ritmo rápido e acelerado da musicalidade poética ajuda a produzir a ambientação frenética diante da preparação para o combate.
No início do século XIX, esta visão idealizada das nações indígenas foi promovida como marca de valorização da busca pelo:
O romance Ponciá Vicêncio - EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. 3ªedição. Rio de Janeiro: Pallas, 2017, p.70-72, narra uma parte da estória de vida da protagonista que dá título ao livro. É uma mulher negra, de família pobre, que, após a morte do pai, sai da casa na roça pra procurar outras oportunidades na cidade. O mesmo ocorre com os demais personagens de seu núcleo familiar – o irmão também sai à procura de uma vida melhor na cidade e a mãe, por último, sai em busca dos 2 filhos, porque estava envelhecendo sozinha. O romance cria um mosaico-miniatura de uma diáspora familiar, repetindo o destino de negros africanos escravizados em África e trazidos ao Brasil, famílias separadas. A procura por identidade e pertencimento atinge os personagens de maneira semelhante, embora tenham sonhos diferentes. Percebemos o sofrimento e a angústia que levam Ponciá à insatisfação e desesperança, porque sentia falta dos familiares mais próximos com quem conviveu na roça – mãe e irmão, cada um deles num local diferente, buscando um novo destino.
Com base na descrição acima, pode-se afirmar que: