Leia agora os seguintes versos de “A Ronda dos cisnes”, escritos pelo poeta amazonense Américo Antony:
O lago acorda. E a lua se insinua
Entre o palmar que aljôfares desata.
Há um silêncio de cisma na alva lua...
Passam os cisnes... são gôndolas de prata.
[5] O lago é rosa. A aurora, ainda mais nua,
Abre as carnes de anêmona ao sol louro...
Há um fervor de volúpia que flutua...
Centelham praias... passam os cisnes de ouro.
O sol é rubro. O sol no poente escalda.
[10] É a glória em gozo extreme, ardente e exangue...
Safira é o céu. A selva é de esmeralda...
A água é rubi.... passam os cisnes de sangue...
Sobre os versos e as figuras que apresentam, assinale a alternativa que NÃO está correta:
Pode-se afirmar, didaticamente, que a estética literária nomeada de Realismo inicia no Brasil na:
Sobre o gênero dramático e produções do teatro brasileiro, analise as afirmativas:
I. O auto é gênero do teatro com diálogos, dividido em atos e cenas; há descrições do espaço e/ou da situação antes de cada ato, chamadas de rubricas; o principal auto em língua portuguesa é o Auto da Barca do Inferno de origem e autoria desconhecida.
II. A tragédia é gênero do teatro com sequência da ação dramática geralmente constituída de: proposição, invocação, dedicatória, conflito e desfecho; a principal tragédia escrita no Brasil é Prosopopeia de Bento Teixeira.
III. A farsa é gênero do teatro e seus elementos dramáticos são: protagonista, antagonista, personagem, coro, catarse, narrador, público, cenário, diretor, palco; Artur Azevedo escreveu a principal farsa brasileira: A capital Federal.
IV.A comédia de costumes é um gênero do teatro com estilização cômica, o qual retrata hábitos de uma parcela da sociedade contemporânea; no Brasil, Martins Pena foi o principal expoente com obras como: O Juiz de Paz da Roça, O Judas em Sábado de Aleluia; O Noviço, entre outras.
V. A tragicomédia é um gênero do teatro que mistura características da comédia e da tragédia. São abordados assuntos trágicos e é retratada a desgraça das personagens com elementos cômicos e toques de humor; Almeida Garret com Um auto de Gil Vicente, inaugura a tragicomédia portuguesa em 1936.
Assinale a alternativa CORRETA:
Machado de Assis foi um gênio e sua obra foi tecida num estilo elegantíssimo, trespassada da mais fina ironia e da mais aguda percepção da natureza humana e da vida. Por isso, pode-se afirmar que seu estilo peculiar, suas personagens bem construídas se tornaram inconfundíveis e marcantes, podendo ser identificados em frases originais mesmo fora da obra que as contextualize.
OLIVEIRA, Clenir Arte Literária Brasileira. São Paulo Moderna, 2000, p. 175-178.
Leia os excertos a seguir e identifique os que foram escritos por Machado de Assis:
I. “Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta.”
II. “Que queres tu, meu pobre Diabo? As capas de algodão têm agora franjas de seda, como as de veludo têm franjas de algodão. Que queres tu? É a eterna contradição humana.”
III. “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos.”
IV. “Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada sete horas de chumbo.”
V. “Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca.”
Pertence a Machado de Assis:
O Romantismo foi constituído de prosa, poesia e teatro. A poesia romântica brasileira apresentou em seu início um forte apelo nacionalista. Em um segundo momento, as influências de Byron e de Musset intensificam o sentimento do mal do século. Por fim, o inconformismo e o reformismo tomaram conta da poesia que ganhou um cunho social.
Considerando esse comentário, analise as afirmativas sobre as Gerações da Poesia Romântica:
I. 1ª Geração – o Nacionalismo e o Indianismo – o índio substitui o cavaleiro medieval e a natureza brasileira é privilegiada. São representantes dessa Geração: Gonçalves Dias e Casimiro de Abreu com as obras I-Juca Pirama e Confederação dos Tamoios, respectivamente.
II. 2ª Geração – o Ultrarromantismo – a morte, a incompletude, as paisagens tumulares, o gosto pelo mórbido, pelo auspicioso, o escapismo na bebedeira são os temas. São representantes dessa Geração: Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Fagundes Varela com As primaveras, Lira dos Vinte anos e Inspirações do Claustro, respectivamente.
III. 3ª Geração – a Poesia Condoreira – a problemática social está presente em versos grandiloquentes e panfletários, defendendo o abolicionismo e a República; Castro Alves é o principal nome dessa Geração e seu poema O Navio Negreiro não deixa esquecer o martírio vivido pelos negros escravizados.
Assinale a alternativa CORRETA:
Leia o trecho de Canaã, de Graça Aranha:
“Lentz se esforçava por dormir e se debatia inutilmente para afastar os tumultuosos pensamentos que lhe galopavam na cabeça. As visões acumuladas nos últimos dias de travessia da mata persistiam em toda a sua força. Ora sentia-se esbraseado com o sol que inflamava as coisas e lhe queimava o sangue; ora sentia-se passar pela sombra úmida da floresta cuja exuberância e vida se filtravam deliciosamente até à sua alma; ora era o rio imenso, pujante que corria para ele, impelido por uma força desse poder misterioso que animava as moléculas mais íntimas de todo aquele mundo novo. E Lentz via por toda parte o homem branco apossando-se resolutamente da terra e expulsando definitivamente o homem moreno que ali se gerara. E Lentz sorria com orgulho na perspectiva da vitória e do domínio de sua raça. Um desdém pelo mulato, em que ele exprimia o seu desprezo pela languidez, pela fatuidade e fragilidade deste, turvou-lhe a visão radiosa que a natureza do país lhe imprimira no espírito. Tudo nele era agora um sonho de grandeza e triunfo... Aquelas terras seriam o lar dos batalhadores eternos, aquelas florestas seriam consagradas aos cultos temerosos das virgens ferozes e louras... Era tudo um recapitular da antiga Germânia. [...]”
ARANHA, Graça. Canaã. São Paulo, Ediouro, s/d. p. 78-79.
Canaã é um romance pré-modernista que narra a trajetória de dois imigrantes alemães na região de Porto Cachoeiro, no Espírito Santo: Milkau e Lentz.
O primeiro é um idealista e vê o Brasil como uma espécie de terra prometida; já o segundo, pelo excerto lido, pode-se afirmar que seja: