Leia o poema a seguir.
[. . .]
Sim bem primeiro nasceu Caos, depois também
Terra de amplo seio, de todos sede irresvalável sempre,
dos imortais que têm a cabeça do Olimpo nevado,
e Tártaro nevoento no fundo do chão de amplas vias,
e Eros: o mais belo entre Deuses imortais,
solta-membros, dos Deuses todos e dos homens todos
ele doma no peito o espírito e a prudente vontade
[. . .]
(HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. Trad. Jaa Torrano. 3. ed. São Paulo: Editora Iluminuras, 1995. p. 91-92.)
Sobre mito e filosofia, assinale a alternativa correta.
Leia a canção a seguir.
O mundo me condena,
e ninguém tem pena
falando sempre mal do meu nome
deixando de saber
se eu vou morrer de sede
ou se vou morrer de fome
Mas a filosofia hoje me auxilia
a viver indiferente assim
Nessa prontidão sem fim
vou fingindo que sou rico
pra ninguém zombar de mim
[. . .]
(Filosofia, Canção de Noel Rosa, 1933.)
Sobre a filosofia e o filosofar, assinale a alternativa correta.
Leia a tirinha a seguir.
Sobre a ética, como filosofia moral, assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir
“Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal.”
Sobre o texto acima, assinale a alternativa que apresenta corretamente a concepção ética e o filósofo que a escreveu.
Leia o texto a seguir
Há três espécies de governo; o republicano, o monárquico e o despótico. Para descobrir a sua natureza, basta a ideia que deles têm os homens menos instruídos. Suponho três definições, ou melhor, três fatores: primeiro, que o governo republicano é aquele em que o corpo do povo, ou somente parte do povo, tem o poder soberano; o monárquico, aquele em que um só governa, mas por leis fixas e estabelecidas; ao passo que no despótico um só, sem leis e sem regras, tudo determina por seus caprichos. É a isso que chamo a natureza de cada governo. [...] Quando na república, o corpo do povo tem o poder soberano, temos a democracia. Quando o poder soberano está nas mãos de parte do povo, temos o que se chama aristocracia. [...] Entre a natureza do governo e o seu princípio, a diferença é que a natureza é o que faz ser tal, e o seu princípio, o que o faz agir. Uma é sua estrutura particular, e a outra, as paixões humanas que o fazem mover-se.
(MONTESQUIEU, Charles de Secondat, Baron de. Do espírito das leis. Trad. Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martin Claret, 2014. p. 55; 69.)
Em relação às formas de governo de acordo com o princípio de ação e a forma que degenera, enunciadas por Montesquieu na obra Do espírito das leis, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A Monarquia tem como princípio a honra.
( ) A Democracia tem como princípio a virtude.
( ) A Aristocracia tem como princípio o temor.
( ) A Monarquia degenera em oligarquia.
( ) A Democracia degenera em demagogia.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Observe a imagem a seguir.
Sobre as perspectivas da arte, segundo a filosofia da arte na época contemporânea, assinale a alternativa correta.