Texto
Soneto
Aquela triste e leda madrugada,
cheia toda de mágoa e piedade,
enquanto houver no mundo saudade,
quero que seja sempre celebrada
Ela só, quando amena e marchetada
saía, dando ao mundo claridade,
viu apartar-se duma outra vontade,
que nunca poderá ser apartada.
Ela só viu as lágrimas em fio,
que duns e doutros olhos derivadas,
se acrescentaram em grande largo rio.
Ela viu as palavras magoadas
que puderam tornar o fogo frio,
e dar descanso às almas condenadas
Luís Vaz de Camões.
O soneto trata de uma dor.
É a dor de um(a).
Texto
Soneto
Aquela triste e leda madrugada,
cheia toda de mágoa e piedade,
enquanto houver no mundo saudade,
quero que seja sempre celebrada
Ela só, quando amena e marchetada
saía, dando ao mundo claridade,
viu apartar-se duma outra vontade,
que nunca poderá ser apartada.
Ela só viu as lágrimas em fio,
que duns e doutros olhos derivadas,
se acrescentaram em grande largo rio.
Ela viu as palavras magoadas
que puderam tornar o fogo frio,
e dar descanso às almas condenadas
Luís Vaz de Camões.
Quando o autor fala da madrugada, no texto percebe-se aí que há uma:
Leia as afirmações abaixo, sobre o conto “O Negro Bonifácio” de Simões Lopes Neto:
I. As ações do conto se passam durante uma carreira de cancha reta, acontecimento tradicional e festivo na campanha gaúcha.
II. Tudinha, a personagem central, era a filha mais velha de uma família de estrangeiros e estava apaixonada por um rapaz da cidade que lhe dedicara alguns versos.
III. Ao final do conto, o narrador Blau Nunes manifesta sua descrença nas mulheres, pois não confia em nenhuma delas, quer sejam ricas, quer pobres.
É Correto o que se afirma em:
Leia as considerações abaixo sobre as escolas literárias:
I. Rompeu radicalmente com o Neoclassicismo (também denominado Arcadismo, na literatura). Divide-se em três gerações: nacionalismo ou indianismo, byronismo ou mal do século e geração condoreira ou humanista.
II. Inspirados pelos ideais iluministas de racionalismo e objetividade, buscavam a criação de obras harmônicas, equilibradas, ditadas por padrões de beleza proveniente da arte grega. Tómas Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa são filiados a essa escola.
III. Teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna, em 1922, momento marcado pela efervescência de novas ideias e modelos. Tradicionalmente é dividido em três fases: primeira fase (fase heroica), segunda fase (geração de 1930) e terceira fase (geração de 1945). Vinicius de Moraes e Mario de Andrade estão entre os principais autores da escola.
IV. Trata-se de um movimento que é uma reação estética aos valores do Romantismo. Busca registrar cenas comuns, de pessoas anônimas, primando pela verossimilhança. Para essa escola literária, o olhar para o homem e para a sociedade não deveria ser idealizado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Leia o Poema:
Não te aflijas com a pétala que voa:
também é ser, deixar de ser assim.
Rosas verás, só de cinza franzida,
mortas intactas pelo teu jardim.
Eu deixo aroma até nos meus espinhos,
ao longe, o vento vai falando de mim.
E por perder-me é que me vão lembrando,
por desfolhar-me é que não tenho fim.
(Cecília Meireles)
Analise as afirmações sobre o poema:
I. A expressão "só de cinza franzida", indica um lado fragilizado e impotente do "eu" poético diante de sua postura existencial.
II. A voz poética é a da rosa. A beleza deixa de ser um objeto passivamente observado e dirige-se ao observador.
III. Há a presença imponente da rosa que é flor até nos seus espinhos, do aroma leve a dor do machucado que extrapola o espaço sendo levado pelo vento.
IV. A morte da rosa é contraposta com suas pétalas desfolhadas que continuarão a espalhar seu aroma, remetendo-se ao eterno.
São corretas as afirmativas:
Sobre o romance “Clara dos Anjos” de Lima Barreto é correto afirmar que: