Leia os textos a seguir e responda à questão.
O Uraguai
Fumam ainda nas desertas praias
Lagos de sangue tépidos e impuros
Em que ondeiam cadáveres despidos,
Pasto de corvos. Dura inda nos vales
O rouco som da irada artilheria.
MUSA, honremos o Herói que o povo rude
Subjugou do Uraguai, e no seu sangue
Dos decretos reais lavou a afronta.
Ai tanto custas, ambição de império!
(GAMA, J. B. O Uraguai. Porto Alegre: L&PM, 2011. p.35.)
Caramuru
Mas já três vezes tinha a Lua enchido
Do vasto globo o luminoso aspecto,
Quando o Chefe dos bárbaros temido
Fulmina contra os seis o atroz decreto:
Ordena que no altar seja oferecido
O brutal sacrifício em sangue infecto,
Sendo a cabeça às vítimas quebrada,
E a gula infanda de os comer saciada.
(DURÃO, S. R. Caramuru. Rio de Janeiro: Agir, 1957. p.27-28.)
Sobre os poemas épicos O Uraguai e Caramuru, assinale a alternativa correta.
Leia os textos a seguir e responda à questão.
O Uraguai
Fumam ainda nas desertas praias
Lagos de sangue tépidos e impuros
Em que ondeiam cadáveres despidos,
Pasto de corvos. Dura inda nos vales
O rouco som da irada artilheria.
MUSA, honremos o Herói que o povo rude
Subjugou do Uraguai, e no seu sangue
Dos decretos reais lavou a afronta.
Ai tanto custas, ambição de império!
(GAMA, J. B. O Uraguai. Porto Alegre: L&PM, 2011. p.35.)
Caramuru
Mas já três vezes tinha a Lua enchido
Do vasto globo o luminoso aspecto,
Quando o Chefe dos bárbaros temido
Fulmina contra os seis o atroz decreto:
Ordena que no altar seja oferecido
O brutal sacrifício em sangue infecto,
Sendo a cabeça às vítimas quebrada,
E a gula infanda de os comer saciada.
(DURÃO, S. R. Caramuru. Rio de Janeiro: Agir, 1957. p.27-28.)
Com base nos poemas e nos conhecimentos sobre as obras, considere as afirmativas a seguir.
I. Em “MUSA, honremos o Herói que o povo rude / Subjugou do Uraguai, e no seu sangue / Dos decretos reais lavou a afronta. / Ai tanto custas, ambição de império!”, o trecho sublinhado se refere aos índios.
II. Em “Mas já três vezes tinha a Lua enchido / Do vasto globo o luminoso aspecto”, há uma construção metafórica para a passagem do tempo.
III. Embora divergentes em relação a aspectos ideológicos, os dois poemas têm em comum o tratamento do nativismo, apresentando o choque cultural entre índios e homens brancos.
IV. Os dois poemas fazem referência à prática da antropofagia, destacando a brutalidade dos índios em guerra contra os portugueses.
Assinale a alternativa correta.
Leia os textos a seguir.
Carta de Caminha
Ali andavam entre eles três ou quatro moças, bem moças e bem gentis, com cabelos mui pretos, compridos pelas espáduas, e suas vergonhas tão altas, tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras que, de as muito bem olharmos, não tínhamos nenhuma vergonha.
(CAMINHA, P. V. Carta de Caminha. Disponível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/carta.pdf. Acesso em: 11 maio 2016.)
As meninas da gare
Eram três ou quatro moças
bem moças e bem gentis
Com cabelos mui pretos pelas espáduas
E suas vergonhas tão altas e tão saradinhas
Que de nós as muito bem olharmos
Não tínhamos nenhuma vergonha
(ANDRADE, O. Obras Completas. v.7. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. p.80.)
Sobre a Carta de Caminha e o poema de Oswald de Andrade, assinale a alternativa correta.
Sobre a chamada “Geração de 45” da Literatura Brasileira, considere as afirmativas a seguir.
I. Compõem essa geração escritores como Lygia Fagundes Telles, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto e Dalton Trevisan.
II. Essa geração é caracterizada por uma escrita de cunho político, com pouca ou nenhuma preocupação no que diz respeito aos aspectos formais.
III. Nesse período, os romances de temática urbana, que tinham feito sucesso nos anos 30, são substituídos por obras de cunho regionalista.
IV. O fluxo de consciência, ou seja, a quebra radical da linearidade narrativa, é um dos aspectos marcantes dessa geração.
Assinale a alternativa correta.