Leia o texto a seguir.
Ora, viva! quero divertir-me... digo-te que a acho feia, não é lá essas coisas; parece ter mau gênio. Realmente notei-lhe muitos defeitos... sim... mas, às vezes... Olha, Leopoldo, quando ela fala ou mesmo quando está calada, ainda melhor; quando ela dança ou mesmo quando está sentada... ah! ela rindo-se... e até mesmo séria... quando ela canta ou toca ou brinca ou corre, com os cabelos à négligé, ou divididos em belas tranças; quando... Para que dizer mais? Sempre, Leopoldo, sempre ela é bela, formosa, encantadora, angélica!
(MACEDO, J. M. A Moreninha. Porto Alegre: L&PM, 2005. p.139.)
Com base nesse texto e nos conhecimentos acerca do Romantismo, assinale a alternativa correta.
Leia o poema a seguir.
– Dizem que não foi atilho
nem punhal atravessado
mas veneno que lhe deram
na comida misturado.
E que chegaram os doutores
e deixaram declarado
que o morto não se matara
mas que fora assassinado.
(MEIRELES, C. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. p.872.)
Acerca do poema, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) O poema contesta a versão oficial sobre a morte do poeta Cláudio Manuel da Costa, um dos principais autores do arcadismo brasileiro, que teria sido morto na cadeia, ao contrário do que disseram as autoridades.
( ) Mesmo baseada em um fato histórico, Cecília Meireles usa de sua liberdade criativa e apresenta uma cena fictícia, na qual a verdade aparece e a justiça é feita. A cena, portanto, não expressa a realidade.
( ) Escrito à época da morte do poeta Cláudio Manuel da Costa, o poema foi responsável por deflagrar a revolta dos inconfidentes, que culminaria com a morte e o esquartejamento de Tiradentes e seus colegas.
( ) O primeiro verso faz menção a um dos detratores da Inconfidência Mineira, o alferes Atílio, cujo nome aparece grafado em letra minúscula como metáfora de sua insignificância histórica.
( ) Por conta desse poema, Cecília Meireles se tornaria a musa do Arcadismo Brasileiro, aparecendo inclusive sob o pseudônimo de “Marília”, na obra Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Leia o poema a seguir.
Metamorfose
Meu avô foi buscar prata
mas a prata virou índio.
Meu avô foi buscar índio
mas o índio virou ouro.
Meu avô foi buscar ouro
mas o ouro virou terra.
Meu avô foi buscar terra
e a terra virou fronteira.
Meu avô, ainda intrigado,
foi modelar a fronteira:
E o Brasil tomou forma de harpa.
(RICARDO, C. Martim Cererê. 18. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989. p.127.)
Com base no poema e nos conhecimentos sobre o movimento Modernista, assinale a alternativa correta.
Sobre o Romantismo brasileiro, considere as afirmativas a seguir.
I. Pode ser dividido em três gerações, que seguem esta ordem cronológica: indianismo, mal do século, condoreirismo.
II. A produção de Gonçalves Dias, além de incluir a poesia lírica, também inclui o poema épico-indianista.
III. Castro Alves é o poeta do indianismo, contudo seus poemas apresentam uma inspiração religiosa.
IV. O livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, é o último de sua autoria a ser enquadrado na produção romântica.
Assinale a alternativa correta.