Leia este trecho do poema Oração do Milho, de Cora Coralina.
Senhor, nada valho.
Sou a planta humilde dos quintais pequenos e das
lavouras pobres.
Meu grão, perdido por acaso,
nasce e cresce na terra descuidada.
Ponho folhas e hastes, e se me ajudardes, Senhor,
mesmo planta de acaso, solitária,
dou espigas e devolvo em muitos grãos
o grão perdido inicial, salvo por milagre,
que a terra fecundou
Entre as figuras de linguagens presentes nesse poema de Cora Coralina, ocorre a predominância de uma delas a partir da observação do título e da condição assumida pelo eu lírico para dirigir-se ao Criador.
Essa figura de linguagem também está presente no seguinte trecho:
AMOR É FOGO QUE ARDE SEM SE VER
(Soneto nº 005)
Luiz Vaz de Camões
Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
A Literatura portuguesa. Massaud Moisés; São Paulo: Cultrix, 2008.
Camões, adotando uma concepção racionalista e platônica da bem-amada, ama a mulher não por ela própria, mas por encontrar nela refletido o sentimento do Amor em grau absoluto; amor do Amor, e não do ser que o inspirou.
Nesse soneto, o poeta procura
Gil Vicente foi poeta e dramaturgo português, considerado o “Pai do Teatro Português”. Em Portugal, Gil Vicente foi a figura mais importante do humanismo literário. O teatro de Gil Vicente, chamado de Teatro Vicentino, teve origem em 1502 com a apresentação de seu texto “O Monólogo do Vaqueiro”. Suas peças, de caráter popular, possuem um forte teor satírico. Nas obras mais emblemáticas, ele critica os costumes da sociedade portuguesa, tecendo um fiel retrato de sua época. Além do caráter satírico, o conteúdo das obras apresentava um teor moralizante, repleto de humor. O teatro de Gil Vicente caracteriza-se, antes de tudo, por ser primitivo e popular, embora tenha surgido e se desenvolvido no ambiente da corte. Teatro de sátira social, não perdoa qualquer classe, povo, fidalguia ou clero. Obra moralista, põe em prática o lema do castigat ridendo mores (rindo, corrige os costumes), realizando o princípio de que a graça e o riso, provocados pelo cômico baseado no ridículo e na caricatura, exercem ação purificadora, educativa e purgadora de vícios e defeitos.
A Literatura portuguesa. Massaud Moisés; São Paulo: Cultrix, 2008.
Enquanto comediógrafo, Gil Vicente destaca-se como o mais inspirado autor de teatro em toda a história da Literatura Portuguesa, servindo de ponte de trânsito, traço de união entre
Siderações
Para as Estrelas de cristais gelados
As ânsias e os desejos vão subindo,
Galgando azuis e siderais noivados
De nuvens brancas a amplidão vestindo…
Num cortejo de cânticos alados
Os arcanjos, as cítaras ferindo,
Passam, das vestes nos troféus prateados,
As asas de ouro finamente abrindo…
Dos etéreos turíbulos de neve
Claro incenso aromal, límpido e leve,
Ondas nevoentas de Visões levanta…
E as ânsias e os desejos infinitos
Vão com os arcanjos formulando ritos
Da Eternidade que nos Astros canta…
Cruz e Sousa
Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/melhores-poemas-de-cruz-e-sousa/. Acesso em: 25 mar. 2020 (adaptado).
O Simbolismo foi uma forma de espírito romântico, sob alguns aspectos sua continuação, um Romantismo indireto e extremado, fugindo do mundo exterior por acreditar que só é real aquilo que é refletido pela consciência individual.
A poesia simbolista foi separada da vida social, confundida com a música,
Leia este fragmento do poema Marabá, de Gonçalves Dias.
Eu vivo sozinha; ninguém me procura!
Acaso feitura
Não sou de Tupá?
Se algum dentre os homens de mim não se esconde,
— Tu és, me responde,
— Tu és Marabá!
— Meus olhos são garços, são cor das safiras,
— Têm luz das estrelas, têm meigo brilhar;
— Imitam as nuvens de um céu anilado,
— As cores imitam das vagas do mar!
Se algum dos guerreiros não foge a meus passos:
"Teus olhos são garços,
Responde anojado; "mas és Marabá:
"Quero antes uns olhos bem pretos, luzentes,
"Uns olhos fulgentes,
"Bem pretos, retintos, não cor d'anajá!"
Disponível em: https://www.escritas.org/pt/t/13053/maraba. Acesso em: 18/3/20. Acesso em: 25 mar. 2020 (adaptado).
Os versos de Gonçalves Dias, pertencentes à vertente indianista, abordam o sentimento amoroso do indígena.
A voz sentimental do eu lírico evidencia
Clarice Lispector é considerada, com Guimarães Rosa, a grande escritora brasileira da segunda metade do século XX, graças ao seu estilo, entre a poesia e a prosa. Uma marca que enchia os detalhes cotidianos de espiritualidade e que se caracterizava por utilizar a primeira pessoa na narrativa. Não se parecia com ninguém, e sua visão não recorda nenhum movimento, embora pertença à terceira fase do Modernismo brasileiro, da chamada Geração de 45.
História da literatura brasileira. Massaud Moisés.Editora. Cultrix. São Paulo:2001. 6ª ed.
Os personagens de Clarice Lispector vivem em estado crítico de sensibilidade e de urgência de sentimentos de solidão, de abandono, de culpa, de júbilo e de inveja.
Esses personagens são colocados sob uma lupa e ganham dimensões astronômicas para que