Tendo como referência as diversas concepções éticas, relacione o conceito central da moralidade, na coluna da esquerda, com o nome do filósofo que a concebeu, na coluna da direita.
(I) Felicidade como autorrealização.
(II) Cumprimento do dever.
(III) Aptidão para a solução pacífica dos conflitos.
(IV) Felicidade como prazer.
(A) Aristóteles.
(B) Epicuro.
(C) Kant.
(D) Habermas.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Embora o mito se caracterize, historicamente, por ser um tipo de consciência primitiva e anterior ao advento da escrita, ainda hoje subsiste em nossas fabulações, nos contos da sabedoria popular, no folclore, constituindo parte do nosso imaginário. Até mesmo Platão não o descartou inteiramente; pelo contrário, aproveitou-se de sua riqueza, narrando, na obra A República, pelo menos dois episódios com essa conotação: ora dizendo dos prisioneiros acorrentados ao fundo de uma caverna, ora narrando a história de Er. Pode-se mencionar ainda a utilização do mito de Édipo na psicanálise.
Considerando que o discurso mítico ainda persiste segundo variadas formas, assinale a alternativa correta.
A preocupação com o conhecimento permeia toda a história da filosofia. Já entre os primeiros filósofos é possível identificar a busca do saber a respeito da origem e da ordem do mundo. No caso dos pensadores medievais, podemos encontrar, por exemplo, esforços para esclarecer a possibilidade ou impossibilidade do conhecimento nas obras de Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino, entre outros. No entanto, somente na época moderna, o problema do conhecimento se transforma amiúde em problema central do pensamento filosófico.
Quanto a esse aspecto da teoria do conhecimento, assinale a alternativa correta.
A filosofia, como é estudada atualmente, encontra-se submetida a uma grande especificação quanto ao universo dos seus conhecimentos. Isso se deve, em grande medida, a um motivo principal vinculado à perspectiva de Kant, filósofo alemão do século XVIII.
Quanto à perspectiva do conhecimento presente nesse pensador, assinale a alternativa correta.
Uma dificuldade em filosofia é defini-la genericamente, já que isso varia não apenas com relação a cada filósofo ou corrente, mas também com relação aos diferentes períodos históricos.
Com base nessa afirmação, relacione os períodos históricos da filosofia, na coluna da esquerda, com algumas das ideias desenvolvidas no seu desenrolar histórico, na coluna da direita.
(I) Filosofia Antiga
(séc. VI a.C. ao VI d.C.).
(II) Filosofia Medieval
(séc. VIII ao XIV).
(III) Filosofia da Renascença
(séc. XIV ao XVI).
(IV) Filosofia Moderna
(séc. XVII a meados do XVIII)
(V) Filosofia Iluminista
(meados do séc. XVIII ao começo do XIX).
(A) Nesta filosofia, o ser humano constitui-se o traço predominante, isto é, nela o homem é valorizado, colocado como centro do Universo, entendido como capaz e dotado de poder criador e transformador.
(B) Neste período da filosofia, os filósofos procuraram buscar em suas investigações o fundamento último de todas as coisas ou da realidade inteira, e a este tipo de reflexão a filosofia resolveu chamar posteriormente de metafísica.
(C) Para este tipo de filosofia, a natureza, as instituições sociais e políticas, como coisas exteriores, são conhecidas quando o sujeito do saber as representa intelectualmente segundo ideias demonstráveis.
(D) Segundo este tipo de perspectiva filosófica, o homem, fazendo uso do seu próprio entendimento, pode conquistar a liberdade, bem como a justiça, no âmbito social e político, desde que se esforce para isso.
(E) Uma característica marcante desta filosofia foi o método por ela inventado para expor as ideias filosóficas, conhecido como disputa, em que os argumentos deveriam ser baseados no princípio de autoridade.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Com base nos conhecimentos sobre Maquiavel, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os principais fundamentos do Estado.