Considere os dois textos que seguem:
Porém já cinco sóis eram passados
Que dali nos partíramos, cortando
Os mares nunca doutrem navegados,
Prosperamente os ventos assoprando,
Quando uma noite, estando descuidados
Na cortadora proa vigiando,
Uma nuvem, que os ares escurece,
Sobre nossas cabeças aparece. (...)
(Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, 1572)
Nem cinco sóis eram passados que de vós nos partíramos, quando a mais temerosa desdita pesou sobre Nós. Por uma bela noite dos idos de maio do ano translato, perdíamos a muiraquitã (...).
(Macunaíma, de Mário de Andrade, 1928)
Observando que o segundo texto é posterior ao primeiro, pode-se dizer que Mário de Andrade utilizou o seguinte recurso em relação a Camões:
Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!
(Olavo Bilac)
Sobre a estrofe, só não se pode afirmar que:
Observe a imagem e leia o texto:
(Disponível em https://www.designerd.com.br/os-divertidos-retratos-ilustrados-de-robert-dejesus/)
Nem só os olhos, mas as restantes feições, a cara, o corpo, a pessoa inteira, iam-se apurando com o tempo. Eram como um debuxo¹ primitivo que o artista vai enchendo e colorindo aos poucos, e a figura entra a ver, sorrir, palpitar, falar quase, até que a família pendura o quadro na parede, em memória do que foi e já não pode ser. Aqui podia ser e era. (...)
Escobar vinha assim surgindo da sepultura, do seminário e do Flamengo para se sentar comigo à mesa, receber-me na escada, beijar-me no gabinete de manhã, ou pedir-me à noite a benção do costume. (...)
(D. Casmurro, Machado de Assis, capítulo CXXXII)
¹Debuxo = rascunho
Relacionando a imagem com o fragmento da obra D.Casmurro, considere as seguintes afirmações:
I. Em ambos, o rascunho parece ter as feições de um indivíduo original.
II. O narrador de D. Casmurro vê no filho a aparência do falecido amigo Escobar.
III. Se na figura é possível objetivamente perceber certa semelhança entre o esboço e a fotografia, na obra mencionada de Machado de Assis deve-se levar em conta o depoimento unilateral do narrador, talvez não confiável, já que o relator coloca apenas suas impressões pessoais.
A respeito de tais afirmações, deve-se dizer que
Leia os fragmentos abaixo:
Vós, néscios¹, que mamais das vis quadrilhas
Do baixo vulgo insossas gargalhadas,
Por versos maus, por trovas aleijadas,
De que engenhais as vossas maravilhas
(...)
(Bocage)
Senhor Antão de Sousa de Meneses,
Quem sobe a alto lugar, que não merece,
Homem sobe, asno vai, burro parece,
Que o subir é desgraça muitas vezes.
(Gregório de Matos)
¹Néscio: ignorante
A partir dos fragmentos, assinale a opção que apresente uma afirmação correta.
Texto para a questão:
As palavras do amor expiram como os versos,
Com que adoço a amargura e embalo o pensamento:
Vagos clarões, vapor de perfumes dispersos,
Vidas que não têm vida, existências que invento;
Esplendor cedo morto, ânsia breve, universos
De pó, que o sopro espalha ao torvelim¹ do vento,
Raios de sol, no oceano entre as águas imersos
− As palavras da fé vivem num só momento…
Mas as palavras más, as do ódio e do despeito,
O “não!” que desengana, o “nunca!” que alucina,
E as do aleive², em baldões³, e as da mofa4, em risadas,
Abrasam-nos o ouvido e entram-nos pelo peito:
Ficam no coração, numa inércia assassina,
Imóveis e imortais, como pedras geladas.
(“Palavras”, de Olavo Bilac)
¹torvelim: redemoinho
²aleive: traição
³baldões: injúrias
4mofa: zombaria
No soneto acima, o poeta explora:
Texto para a questão:
As palavras do amor expiram como os versos,
Com que adoço a amargura e embalo o pensamento:
Vagos clarões, vapor de perfumes dispersos,
Vidas que não têm vida, existências que invento;
Esplendor cedo morto, ânsia breve, universos
De pó, que o sopro espalha ao torvelim¹ do vento,
Raios de sol, no oceano entre as águas imersos
− As palavras da fé vivem num só momento…
Mas as palavras más, as do ódio e do despeito,
O “não!” que desengana, o “nunca!” que alucina,
E as do aleive², em baldões³, e as da mofa4, em risadas,
Abrasam-nos o ouvido e entram-nos pelo peito:
Ficam no coração, numa inércia assassina,
Imóveis e imortais, como pedras geladas.
(“Palavras”, de Olavo Bilac)
¹torvelim: redemoinho
²aleive: traição
³baldões: injúrias
4mofa: zombaria
Considere os aspectos formais do soneto acima, para assinalar a afirmativa incorreta.