Quando veio a manhã, ainda achou Iracema ali debruçada qual borboleta que dormiu no seio do formoso cacto. Em seu lindo semblante acendia o pejo vivos rubores; e como entre os arrebóis da manhã cintila o primeiro raio de sol, em suas faces incendidas rutilava o primeiro sorriso da esposa, aurora de fruído amor.
Contextualizando a cena acima, vê-se que ela dá forma,
Aplica-se adequadamente ao romance A cidade e as serras, de Eça de Queirós, o seguinte comentário crítico de um historiador da literatura portuguesa:
O narrador das Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, apresenta assim sua obra, em linhas iniciais do romance:
Obra de finado. Escrevi-a com a pena da galhofa e a tinta da melancolia, e não é difícil antever o que poderá sair desse conúbio. (...) A obra em si mesma é tudo: se te agradar, fino leitor, pago-me da tarefa; se te não agradar, pago-te com um piparote, e adeus. Um solteirão que expira aos sessenta e quatro anos não parece que reúna em si todos os elementos de uma tragédia.
Nas linhas acima, traduzem-se características essenciais desse romance, quais sejam:
São estrofes de distintos poemas do livro Claro enigma, de Carlos Drummond de Andrade:
“Escurece, e não me seduz
tatear sequer uma lâmpada.
Pois que aprouve ao dia findar,
aceito a noite.”
“À beira do negro poço
debruço-me, nada alcanço.
Decerto perdi os olhos
que tinha quando criança.”
Em ambas as estrofes há alguma alusão ao enigma do título da obra, representado figuradamente
Atente para esta passagem do conto “A hora e vez de Augusto Matraga”, do livro Sagarana, de Guimarães Rosa:
- Mas, será que Deus vai ter pena de mim, com tanta ruindade que fiz, e tendo nas costas tanto pecado mortal?!
- Tem, meu filho. Deus mede a espora pela rédea, e não tira o estribo do pé de arrependido nenhum.
São falas de Nhô Augusto e de um padre, nas quais se reflete
I. a disposição do protagonista, um homem de passado cruel e violento, de se regenerar diante de Deus.
II. a disposição do padre em lançar mão de uma linguagem em que os valores morais se encarnam no cotidiano de um sertanejo.
III. o acerto profético do padre: Nhô Augusto será capaz de sacrificar-se generosamente, lutando pelo mais fraco e redimindo-se de seus pecados.
Em relação ao conto, está correto o que consta em