A questão aborda o livro Geração 90: manuscritos de computador
Sobre os contos de Marcelino Freire, julgue corretas (C) ou erradas (E) as assertivas:
( ) É marcante o uso do padrão oral da linguagem.
( ) Os personagens são caricaturais e algumas cenas são intencionalmente inverossímeis.
( ) Aspectos sociais relacionados ao modo de vida dos moradores das periferias das grandes cidades filiam os contos à literatura engajada.
( ) É forte a influência da literatura introspectiva da terceira geração modernista.
( ) O conto “Linha de tiro” aproxima-se do gênero crônica em mais de um aspecto.
A sequência correta é:
A questão aborda o livro Geração 90: manuscritos de computador
No prefácio da antologia Geração 90: manuscritos de computador, Nelson de Oliveira afirma:
I. Os contistas da geração 90 apresentam em seus textos influência de programas de televisão.
II. José J. Veiga, Lygia Fagundes Telles, Rubem Fonseca e Dalton Trevisan são autores que influenciaram na formação artística dos contistas da antologia.
III. A boa literatura derruba fronteiras reais e imaginárias, gráficos e tabelas.
IV. A antologia reúne os melhores contos da década de 90, mas não os melhores contistas surgidos na década de 90.
V. A geração 90 conseguiu colocar o conto afro-brasileiro, a produção literária feminina e a literatura indígena no mesmo patamar da literatura canônica das décadas anteriores.
Está(ão) correta(s) apenas
A questão aborda o livro Geração 90: manuscritos de computador
Sobre os contos de Marçal Aquino, assinale a alternativa incorreta.
Sobre o romance Rita no Pomar, do escritor Rinaldo de Fernandes, responda à questão
Sobre a construção do romance, está correta a afirmação:
Sobre o romance Rita no Pomar, do escritor Rinaldo de Fernandes, responda à questão
Sobre a personagem Rita, afirma-se que
I. ela elege Pet como único confidente por não conseguir interação com os simplórios moradores do litoral nordestino.
II. os assassinatos que ela comete, inclusive o matricídio, podem ser tomados como ilustrações dos argumentos apresentados por Jairo Bouer no artigo “Mudar a maioridade penal adianta?”
III. o modo como planeja, executa e julga os crimes cometidos faz de Rita uma personagem típica dentro do que se caracteriza no discurso médico/jurídico como personalidade psicopata.
IV. ao narrar sobre seus atos criminosos, Rita lança mão tanto do fluxo de consciência da narrativa ficcional como da objetividade, da brevidade e do discurso lacunar adquiridos em sua formação como jornalista.
V. ela é uma representante típica da heroína trágica do Realismo/Naturalismo por ser vítima de um destino que a conduz à criminalidade sem possibilidade de escape.
Estão corretas apenas
Sobre o romance Rita no Pomar, do escritor Rinaldo de Fernandes, responda à questão
Indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os assassinatos de Pedro e do filho de Rômulo podem ser classificados na trama como crimes homofóbicos.
( ) A escrita de contos, do diário e até de poemas exerce função catártica para a protagonista ao registrar motivos que a eximem de culpa e dão mais coragem para as práticas criminosas.
( ) No posfácio à obra, o crítico Silviano Santiago afirma que, na trama, Pet é a “projeção no animal indefeso do amorpróprio” da protagonista.
( ) Rita migra de São Paulo para a Paraíba porque matou Lúcia, André e Telma, as primeiras pessoas que a traíram.
( ) Ao passo que narra crimes cometidos, Rita dá pistas de como planeja com extrema frieza suas ações delituosas futuras ao falar sobre Márcio.
A sequência correta é