TEXTO
RETRATO
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
— Em que espelho ficou perdida
a minha face?
MEIRELES, Cecília. Retrato. In: ____. Antologia poética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
O Poema, escrito em primeira pessoa, mostra o eu lírico descrevendo seu próprio semblante; o rosto, que ele não reconhece mais como seu, propondo a temática da transitoriedade da vida, tanto física quanto psicológica. São vários os recursos estilísticos empregados com esse propósito. Acerca desse procedimento, analise os itens a seguir:
I - Cecília Meireles utiliza-se da sequência: pronome reto, verbo, pronome demonstrativo, substantivo, adjetivo ou locução adjetiva - esses últimos dão ênfase aos substantivos: “rosto”, “olhos”, “lábio”, “mãos” e “coração”, elementos centrais do questionamento do eu lírico.
II - O emprego dos demonstrativos “este”, “estas”, “esta”, nos versos: “Eu não tinha este rosto de hoje”; “Eu não tinha estas mãos sem força”; “Eu não dei por esta mudança” enfatizam a materialidade da única preocupação do sujeito: o envelhecimento.
III - A função conativa é predominante no poema, cujo objetivo é ressaltar o estado emocional e espiritual do eu lírico. Prevalecem no poema os versos brancos, reforçando o sentimento de melancolia presente em todo o texto.
Em relação às proposições analisadas, marque a alternativa que apresenta análise adequada em relação às ideias contidas no poema “Retrato”.
Considere a leitura integral do romance Breve espaço entre cor e sombra, de Cristóvão Tezza, e seus conhecimentos prévios sobre literatura e marque V ou F nas afirmações a seguir:
A ( ) O romance é uma narrativa na qual predominam a linearidade do tempo e dos acontecimentos, privilegia-se a metaficção, a intertextualidade; a obra pode ser classificada como naturalista;
B ( ) A narrativa comporta duas histórias simultâneas. Enquanto Tato Simmone, personagem principal, após conhecer Richard, um marchand, acaba se envolvendo no roubo de uma escultura, uma cabeça falsa de Modigliani, sua amiga italiana, por meio de cartas, confessa estar atormentada por ter-se envolvido no desaparecimento de uma cabeça de Modigliani, a mesma que ele roubara de Richard;
C ( ) Paralelamente às histórias envolvendo Tato Simmone e sua amiga italiana, surgem detalhes importantes durante as conversas de Tato com seus pais, por telefone. Descobre-se que Isaura, a mãe do personagem, tivera um caso com Richard e lhe vendera a falsa escultura. Isaura pediu a Tato que roubasse a peça em poder de Richard porque, embora a tivesse vendido, desejava ficar com ela.
D ( ) Todas as personagens estão direta ou indiretamente ligadas à falsa cabeça de Modigliani, que é o fio condutor da narrativa. Esse fato deve-se à coincidência que existe entre os problemas que afligem as personagens simultaneamente, porém em espaços diferentes – Brasil, Itália e Nova Iorque.
A sequência correta é:
Sobre as relações entre Tato Simmone e uma italiana da geração dos anos 1960, pode-se afirmar que:
“A sereníssima república”, conto publicado na Gazeta de Notícias em 20 de agosto de 1882, depois incluído no livro Papéis avulsos, é mais um daqueles contos de Machado de Assis em que parece ter, à primeira vista, um sentido restrito que é logo captado e entendido por qualquer leitor, não obstante a forma alegórica como ele é mostrado. Sobre os aspectos temáticos do conto, é possível inferir que:
I - Em “A sereníssima república” pode-se perceber a análise, de forma alegórica, das cruéis relações de dominação entre seres iguais, todos subjugados por um sistema político e social marcado pelo autoritarismo, mas que não hesitam em reproduzir e legitimar a opressão de que são vítimas.
II - A história começa com o narrador que vai a público em uma conferência e pede atenção para uma descoberta da ciência brasileira, superior a uma outra, promovida por um sábio inglês, publicada no jornal Globo - republicano e de orientação cientificista.
III - Na vigorosa sátira política ao sistema eleitoral formulada pelo autor, o Cônego Vargas tenta, com sucessivos experimentos, dar organização social às aranhas. Embora as facções em confronto tenham tentado a todo custo burlar o sistema eleitoral, o conto termina com a sociedade das aranhas muito bem organizada pelo Cônego.
Estão corretas as afirmações:
A voz narrativa do interlocutor de “A sereníssima república”, de Machado de Assis, apresenta-se:
Sobre a obra Nos tempos do capotão, de Núbio Brito, marque V ou F nas afirmações a seguir:
( ) É uma espécie de diálogo entre os diversos "eus" e os diversos "outros" num relato de quem viveu a trajetória de um esporte, especialmente do futebol, numa cidade interiorana;
( ) Enquanto gênero textual, essa obra pode ser considerada uma espécie de documentário, uma vez que narra fatos reais, colhidos por meio de pesquisa em documentos de registro dos episódios;
( ) A linguagem predominante em toda a obra é a padrão de cunho jornalístico;
( ) O espaço apresenta a cor local da cidade de Palmas, capital do estado do Tocantins.
A sequência correta é: