Pelo canto do olho olhava para a mão, e o que eu via, de cima, era isto:
AU............Z,
sendo o espaço do meio ocupado por dedos que, muito ligeiramente, mas em definitivo, tremiam.
Avançamos. Todos os quartos tinham uma placa metálica, ligeiramente acima do olho de vigia, com o nome. O primeiro do lado direito era Buchenwald, o segundo Gross-Rosen, o terceiro, era o nosso, AUSCHWITZ. Coloquei a chave na fechadura, rodei para um lado, depois para o outro: abriu. Com um braço, empurrei a porta toda para trás, Hanna entrou logo no quarto com rapidez como fazia sempre. O quarto tinha duas camas – uma maior, que seria a de Hanna, e outra, que seria para mim, mais pequena, mas com aspecto confortável.
(TAVARES, G. M. Uma menina está perdida no seu século à procura do pai. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p.54-55.)
Com base no texto e na prévia leitura do romance, assinale a alternativa correta quanto aos nomes dos quartos.
Pelo canto do olho olhava para a mão, e o que eu via, de cima, era isto:
AU............Z,
sendo o espaço do meio ocupado por dedos que, muito ligeiramente, mas em definitivo, tremiam.
Avançamos. Todos os quartos tinham uma placa metálica, ligeiramente acima do olho de vigia, com o nome. O primeiro do lado direito era Buchenwald, o segundo Gross-Rosen, o terceiro, era o nosso, AUSCHWITZ. Coloquei a chave na fechadura, rodei para um lado, depois para o outro: abriu. Com um braço, empurrei a porta toda para trás, Hanna entrou logo no quarto com rapidez como fazia sempre. O quarto tinha duas camas – uma maior, que seria a de Hanna, e outra, que seria para mim, mais pequena, mas com aspecto confortável.
(TAVARES, G. M. Uma menina está perdida no seu século à procura do pai. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p.54-55.)
A partir da leitura do texto, bem como da leitura prévia do romance, considere as afirmativas a seguir.
I. Os dois protagonistas ficam hospedados nesse hotel por vários dias, enquanto procuram o pai de Hanna.
II. Esse texto, assim como todo o romance, é narrado por Marius; trata-se, pois, de uma narração em primeira pessoa ao longo de toda a história.
III. Marius esconde parte da palavra Auschwitz com o intuito de proteger Hanna daquela informação.
IV. O trecho “AU............Z,” separado do resto do excerto, visa colocar o leitor no mesmo plano de visão experimentado pelo narrador.
Assinale a alternativa correta.
Sobre o enredo de Uma menina está perdida no seu século à procura do pai, considere as afirmativas a seguir.
I. Hanna é deixada pela mãe sob os cuidados de Marius, para que este encontre o pai da garota, desaparecido desde o final da guerra. Os dois se perdem e só voltam a se encontrar quando Hanna tem 14 anos de idade.
II. Marius, no momento em que é encarregado de auxiliar Hanna em sua busca pelo pai, foge de Vitrius, que o persegue por conta de uma dívida antiga. Por isso, Hanna também passa a ser ameaçada por Vitrius.
III. O pano de fundo para a história de Hanna e Marius é um mundo devastado pela guerra e por uma sociedade calcada em preconceitos, que leva pessoas a serem retratadas como animais.
IV. Hanna carrega consigo uma caixa com fichas que, pretensamente, deveriam ajudar em sua comunicação e que apresentam uma simplificação da vida, na medida em que contêm respostas prontas para todas as questões.
Assinale a alternativa correta.
Leia o poema a seguir.
Acerca do poema, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A referência ao termo “noite” é acompanhada por recursos gráficos caracterizados pelo escuro.
( ) A inexistência de uma primeira pessoa no poema remete ao apagamento do sujeito na pós-modernidade.
( ) Há um jogo de palavras entre a primeira palavra do poema e outras subsequentes, como a forma verbal “sigo” seguida por palavras com a letra “n”.
( ) Os tipos sombreados antecipam a referência à sombra e estabelecem convergência entre forma e signifi- cado.
( ) O uso do termo “noivo” desponta como um vocábulo imprevisto sem coincidência sonora com as demais palavras do poema.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Leia o poema a seguir.
Em relação ao poema, considere as afirmativas a seguir.
I. O termo “impressão” tem duplo sentido no texto.
II. Há uma supressão do termo “corpo”, no poema, em decorrência da concisão.
III. O desenho da fonte escolhida para o verbo reforça a ideia de dinamicidade.
IV. A forma da fonte empregada no final do poema desfaz a carga erótica do início.
Assinale a alternativa correta.
Paulo Franchetti, em artigo incluído no livro “A pau a pedra a fogo a pique: dez estudos sobre a obra de Paulo Leminski” (Curitiba: Imprensa Oficial, 2010), salienta a preocupação do poeta com a comunicação e com o leitor, expressa em textos críticos e presente nos poemas do autor.
Com base nessa avaliação e na leitura dos poemas de Paulo Leminski, assinale a alternativa correta.