Um incidente famoso, ou notório, ocorreu na sexta-feira, 25 de outubro de 1946, em uma reunião do Clube de Ciência Moral de Cambridge, no King’s College. O orador era o Dr. Karl Popper, autor do que se tornava um texto libertário chave, A sociedade aberta e seus inimigos. É difícil pensar em duas visões mais diferentes da filosofia que as de Wittgenstein e Popper.
JOHNSON, Paul. Os heróis. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. p. 179.
Ludwig Wittgenstein (1889-1951) e Karl Popper (1902-1994), a despeito de comumente discordarem, foram dois dos maiores pensadores do século XX. O primeiro era sobretudo um filósofo da linguagem, enquanto o segundo um filósofo da ciência. Considerando suas respectivas áreas de atuação na pesquisa filosófica, Wittgenstein defendia
A filosofia, para muitos filósofos e comentadores, tem data e local de nascimento – séc. VII a. C. – e o primeiro filósofo teria sido Tales de Mileto (640-550 a.C.). Esse nascimento da filosofia marcou toda história do Ocidente, deixando um vasto legado de conquistas que ainda hoje influenciam nosso modo de ser. Dentre esses legados, destaca-se
Alexandre tinha, pois, pais sinistros. Mas foi bem educado. Filipe escolheu como seu tutor o filósofo polímata Aristóteles (384 – 322 a. C.) [...]. [Alexandre] Leu Homero a vida toda, e conhecia trechos de cor. Para ele, era uma Bíblia, um guia da moral heroica. Um livro de etiqueta e uma história de aventura.
JOHNSON, Paul. Os heróis. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. p. 24-26.
Os historiadores que biografaram Alexandre, o Grande (356-323 a.C.), não são conclusivos com relação ao real peso da influência que Aristóteles teria tido sobre o jovem rei macedônico. É praticamente certo, porém, que Alexandre leu a Ilíada de Homero a partir de uma perspectiva aristotélica, que consiste na noção de que
O filósofo francês Alain Badiou considera que existem algumas condições que alimentam o desejo de filosofar do homem – a revolta, a lógica, a universalidade e a aposta no acaso, no caos. Entretanto, o autor considera que a sociedade insistentemente mata o desejo de filosofar em favor de uma existência administrada, segura e sem grandes imprevistos. A partir dessas considerações, verifica-se que