O vale de Santarém é um destes lugares privilegiados pela natureza, sítios amenos e deleitosos em que as plantas, o ar, a situação, tudo está numa harmonia suavíssima e perfeita: não há ali nada grandioso nem sublime, mas há uma como simetria de cores, de sons, de disposição em tudo quanto se vê e se sente, que não parece senão que a paz, a saúde, o sossego do espírito e o repouso do coração devem viver ali, reinar ali um reinado de amor e benevolência. As paixões más, os pensamentos mesquinhos, os pesares e as vilezas da vida não podem senão fugir para longe. Imaginase por aqui o Éden que o primeiro homem habitou com sua inocência e com a virgindade do seu coração.
Do trecho acima, integrante da obra Viagens na minha terra, de Almeida Garrett, pode-se afirmar que
Til, romance de José de Alencar, pode ser caracterizado como uma narrativa de vingança porque houve um crime, cometido no passado, e que precisa ser cobrado. Assim, quem consuma a vingança é
De como não fui ministro de estado
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A representação gráfica acima subentende um texto vazio de palavras, mas pleno de significado. É um capítulo do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Dela pode-se afirmar que
Congresso Internacional do Medo
Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio porque esse não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte,
depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.
O poema acima integra a obra Sentimento do Mundo de Carlos Drummond de Andrade. Dele é INCORRETO concluir que
Da novela Vidas Secas, de Graciliano Ramos e da constituição do grupo familiar de Fabiano, pode-se afirmar que