Nasceu o dia e expirou.
Já brilha na cabana de Araquém o fogo, companheiro da noite. Correm lentas e silenciosas no azul do céu, as estrelas, filhas da lua, que esperam a volta da mãe ausente.
Martim se embala docemente; e como a alva rede que vai e vem, sua vontade oscila de um a outro pensamento. Lá o espera a virgem loura dos castos afetos; aqui lhe sorri a virgem morena dos ardentes amores
Iracema recostase langue ao punho da rede; seus olhos negros e fúlgidos, ternos olhos de sabiá, buscam o estrangeiro, e lhe entram n’alma. O cristão sorri; a virgem palpita; como o saí, fascinado pela serpente, vai declinando o lascivo talhe, que se debruça enfim sobre o peito do guerreiro.
José de Alencar, Iracema.
Atente para as seguintes afirmações, extraídas e adaptadas de um estudo do crítico Augusto Meyer sobre José de Alencar:
I. “Nesta obra, assim como nos ‘poemas americanos’ dos nossos poetas, palpita um sentimento sincero de distância poética e exotismo, de coisa notável por estranha para nós, embora a rotulemos como nativa.”
II. “Mais do que diante de um relato, estamos diante de um poema, cujo conteúdo se concentra a cada passo na magia do ritmo e na graça da imagem.”
III. “O tema do bom selvagem foi, neste caso, aproveitado para um romance histórico, que reproduz o enredo típico das narrativas de capa e espada, oriundas da novela de cavalaria.”
É compatível com o trecho de Iracema aqui reproduzido, considerado no contexto dessa obra, o que se afirma em
Nasceu o dia e expirou.
Já brilha na cabana de Araquém o fogo, companheiro da noite. Correm lentas e silenciosas no azul do céu, as estrelas, filhas da lua, que esperam a volta da mãe ausente.
Martim se embala docemente; e como a alva rede que vai e vem, sua vontade oscila de um a outro pensamento. Lá o espera a virgem loura dos castos afetos; aqui lhe sorri a virgem morena dos ardentes amores
Iracema recostase langue ao punho da rede; seus olhos negros e fúlgidos, ternos olhos de sabiá, buscam o estrangeiro, e lhe entram n’alma. O cristão sorri; a virgem palpita; como o saí, fascinado pela serpente, vai declinando o lascivo talhe, que se debruça enfim sobre o peito do guerreiro.
José de Alencar, Iracema.
No texto, corresponde a uma das convenções com que o Indianismo construía suas representações do indígena
Nasceu o dia e expirou.
Já brilha na cabana de Araquém o fogo, companheiro da noite. Correm lentas e silenciosas no azul do céu, as estrelas, filhas da lua, que esperam a volta da mãe ausente.
Martim se embala docemente; e como a alva rede que vai e vem, sua vontade oscila de um a outro pensamento. Lá o espera a virgem loura dos castos afetos; aqui lhe sorri a virgem morena dos ardentes amores
Iracema recostase langue ao punho da rede; seus olhos negros e fúlgidos, ternos olhos de sabiá, buscam o estrangeiro, e lhe entram n’alma. O cristão sorri; a virgem palpita; como o saí, fascinado pela serpente, vai declinando o lascivo talhe, que se debruça enfim sobre o peito do guerreiro.
José de Alencar, Iracema.
É correto afirmar que, no texto, o narrador
CAPÍTULO LIII
. . . . . . .
Virgília é que já se não lembrava da meia dobra; toda
ela estava concentrada em mim, nos meus olhos, na minha
vida, no meu pensamento;—era o que dizia, e era verdade.
Há umas plantas que nascem e crescem depressa;
[5] outras são tardias e pecas. O nosso amor era daquelas;
brotou com tal ímpeto e tanta seiva, que, dentro em pouco,
era a mais vasta, folhuda e exuberante criatura dos bosques.
Não lhes poderei dizer, ao certo, os dias que durou esse
crescimento. Lembra-me, sim, que, em certa noite, abotoou-
[10] se a flor, ou o beijo, se assim lhe quiserem chamar, um beijo
que ela me deu, trêmula,—coitadinha,—trêmula de medo,
porque era ao portão da chácara. Uniu-nos esse beijo único,
— breve como a ocasião, ardente como o amor, prólogo de
uma vida de delícias, de terrores, de remorsos, de prazeres
[15] que rematavam em dor, de aflições que desabrochavam em
alegria,— uma hipocrisia paciente e sistemática, único freio
de uma paixão sem freio,—vida de agitações, de cóleras, de
desesperos e de ciúmes, que uma hora pagava à farta e de
sobra; mas outra hora vinha e engolia aquela, como tudo
[20] mais, para deixar à tona as agitações e o resto, e o resto do
resto, que é o fastio e a saciedade: tal foi o livro daquele
prólogo.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.
Considerado no contexto de Memórias póstumas de Brás Cubas, o “livro” dos amores de Brás Cubas e Virgília, apresentado no breve capítulo aqui reproduzido, configura uma
CAPÍTULO LIII
. . . . . . .
Virgília é que já se não lembrava da meia dobra; toda
ela estava concentrada em mim, nos meus olhos, na minha
vida, no meu pensamento;—era o que dizia, e era verdade.
Há umas plantas que nascem e crescem depressa;
[5] outras são tardias e pecas. O nosso amor era daquelas;
brotou com tal ímpeto e tanta seiva, que, dentro em pouco,
era a mais vasta, folhuda e exuberante criatura dos bosques.
Não lhes poderei dizer, ao certo, os dias que durou esse
crescimento. Lembra-me, sim, que, em certa noite, abotoou-
[10] se a flor, ou o beijo, se assim lhe quiserem chamar, um beijo
que ela me deu, trêmula,—coitadinha,—trêmula de medo,
porque era ao portão da chácara. Uniu-nos esse beijo único,
— breve como a ocasião, ardente como o amor, prólogo de
uma vida de delícias, de terrores, de remorsos, de prazeres
[15] que rematavam em dor, de aflições que desabrochavam em
alegria,— uma hipocrisia paciente e sistemática, único freio
de uma paixão sem freio,—vida de agitações, de cóleras, de
desesperos e de ciúmes, que uma hora pagava à farta e de
sobra; mas outra hora vinha e engolia aquela, como tudo
[20] mais, para deixar à tona as agitações e o resto, e o resto do
resto, que é o fastio e a saciedade: tal foi o livro daquele
prólogo.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.
No último período do texto, o ritmo que o narrador imprime ao relato de seus amores corresponde sobretudo ao que se encontra expresso em
Se pudesse mudar-se, gritaria bem alto que o roubavam. Aparentemente resignado, sentia um ódio imenso a qualquer coisa que era aomesmo tempo a campina seca, o patrão, os soldados e os agentes da prefeitura. Tudo na verdade era contra ele. Estava acostumado, tinha a casca muito grossa, mas às vezes se arreliava. Não havia paciência que suportasse tanta coisa.
–Um dia um homem faz besteira e se desgraça.
Graciliano Ramos, Vidas secas.
Tendo em vista as causas que a provocam, a revolta que vem à consciência de Fabiano, apresentada no texto como ainda contida e genérica, encontrará foco e uma expressão coletiva militante e organizada, em época posterior à publicação de Vidas secas, no movimento