INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o seguinte texto, sobre um aspecto essencial da cultura renascentista, no início da Idade Moderna.
“Apostura dos humanistas valorizava o que de divino havia em cada homem, induzindo-o a expandir suas forças, a criar e a produzir, agindo sobre o mundo para transformá-lo de acordo com sua vontade e interesse.”
(SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento, São Paulo: Atual, 1985, p. 16)
O autor destaca no texto especificamente a característica do humanismo renascentista denominada
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o excerto de Senhora e a obra de José de Alencar.
“Aurélia sentou-se à mesa de mosaico, voltando as costas ao jardim para não ver a formosa noite que lhe caíra no desagrado. (...) Havia em cima da mesa uma caixa de jogo, donde Aurélia tirou um baralho, com que se entreteve a fazer sortes.
– Vamos jogar? disse dirigindo-se ao marido”.
Sobre o romance Senhora e a obra de Alencar, NÃO é correto afirmar:
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, leia os textos e as afirmativas, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) e F (falso).
Texto 1
“João Grande vem vindo para o trapiche. O vento quer impedir seus passos e ele se curva todo, resistindo contra o vento que levanta a areia. Ele foi à Porta do Mar beber um trago de cachaça com o Querido-de-Deus, que chegou hoje dos mares do Sul, de uma pescaria. O Querido-de-Deus é o mais célebre capoeirista da cidade. Quem não o respeita na Bahia? No jogo de capoeira de Angola ninguém pode se medir com o Querido-de-Deus, nem mesmo Zé Moleque, que deixou fama no Rio de Janeiro. O Querido-de-Deus contou as novidades e avisou que no dia seguinte apareceria no trapiche para continuar as lições de capoeira que Pedro Bala, João Grande e o Gato tomam.”
(Capitães da Areia, Jorge Amado – excerto)
Texto 2
“– Qué apanhá sordado?
– O quê?
– Qué apanhá?
Pernas e cabeças na calçada”
(“O Capoeira”, Oswald de Andrade)
Texto 3
“Seja de noite ou de dia
não importa o lugar
quando toca o berimbau
dá vontade de jogar
Na roda de capoeira
todos têm o seu valor
eu respeito um aluno
quanto mais um professor”
(“Capoeira que tem sangue na veia” – canção de roda de capoeira, autor desconhecido)
Sobre os textos, afirma-se:
( ) No texto 1, a capoeira é o instrumento que confere destaque a um personagem marginalizado.
( ) No texto 2, Oswald de Andrade relaciona capoeira a violência, usando linguagem de acentuada oralidade.
( ) No texto 3, a capoeira traz um contexto não discriminatório.
( ) Os “Capitães da Areia”, embora pouco mais que meninos, apresentam atitudes e hábitos de adultos.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o excerto a seguir, no contexto da obra Macunaíma.
“Os manos bem sonsos gritaram:
– Uai! está doendo, mano! Pois quando bola bate na gente nem não dói!
Macunaíma teve raiva e atirando a bola com o pé bem pra longe falou:
– Sai, peste!
Veio onde estavam os manos:
– Não faço mais papiri, pronto!
E virou tijolos pedras telhas ferragens numa nuvem de içás que tomou São Paulo por três dias. O bichinho caiu em Campinas. A tatorana caiu por aí. A bola caiu no campo. E foi assim que Maanape inventou o bicho-do-café, Jiguê a largarta-rosada e Macunaíma o futebol, três pragas.”
Macunaíma, “o herói sem nenhum caráter” presente no fragmento, foi criado por
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o excerto a seguir, no contexto da obra Macunaíma.
“Os manos bem sonsos gritaram:
– Uai! está doendo, mano! Pois quando bola bate na gente nem não dói!
Macunaíma teve raiva e atirando a bola com o pé bem pra longe falou:
– Sai, peste!
Veio onde estavam os manos:
– Não faço mais papiri, pronto!
E virou tijolos pedras telhas ferragens numa nuvem de içás que tomou São Paulo por três dias. O bichinho caiu em Campinas. A tatorana caiu por aí. A bola caiu no campo. E foi assim que Maanape inventou o bicho-do-café, Jiguê a largarta-rosada e Macunaíma o futebol, três pragas.”
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as afirmativas abaixo.
I. Macunaíma é uma obra que pertence à escola modernista.
II. No excerto, o narrador refere-se ao futebol de forma positiva.
III. Na linguagem presente no fragmento, percebe-se a valorização da oralidade e do coloquialismo.
Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)
INSTRUÇÃO: Responder à questão com base nos fragmentos de poemas a seguir.
Texto 1
“Deixando a bola e a peteca,
Com que inda há pouco brincavam,
Por causa de uma boneca,
Duas meninas brigavam.
(...)
Tanto puxaram por ela,
Que a pobre rasgou-se ao meio,
Perdendo a estopa amarela
Que lhe formava o recheio.
E, ao fim de tanta fadiga,
Voltando à bola e à peteca,
Ambas, por causa da briga,
Ficaram sem a boneca ...”
(“A Boneca, Olavo Bilac”)
Texto 2
“A BELA bola
rola:
a bela bola do Raul.
Bola amarela,
a de Arabela.
A do Raul,
azul.
(...)
A bola é bela,
é bela e pura.
É bela, rola e pula,
é mole, amarela, azul.
(...)”
(“Jogo de Bola”, Cecília Meireles)
Sobre os fragmentos acima, afirma-se:
1. Embora “Jogo de Bola” apresente características simbolistas e “A Boneca” alinhe-se à estética modernista, em ambos se percebe uma preocupação com a rima e com a métrica clássica.
2. O texto 1, de Olavo Bilac, tematiza a amizade de duas meninas, que desistem de brincar depois da disputa por uma boneca.
3. No texto 2, de Cecília Meireles, percebem-se, na forma e no conteúdo, características da linguagem infantil.
4. No poema 2, as aliterações constroem um efeito sonoro significativo.
Estão corretas apenas as afirmativas