Fragmento para a questão.
“Camilo quis sinceramente fugir, mas já não pôde. Rita, como uma serpente, foi-se acercando dele, envolveu-o todo, fez-lhe estalar os ossos num espasmo, e pingou-lhe o veneno na boca. Ele ficou atordoado e subjugado.”
A Cartomante. Machado de Assis.
Machado de Assis, o iniciador do Realismo brasileiro, não nutria grandes esperanças sobre a condição da humanidade: suas personagens masculinas são medíocres, de pouca inteligência e de objetivos superficiais, são salvas pelo status, revelando uma sociedade em que as pessoas valem pelo que têm, e não pelo que são. As personagens femininas não são melhores.
O fragmento, posto anteriormente, permite observar que a personagem feminina, presente nele, é uma mulher
Texto para a questão.
O sertanejo é, antes de tudo, um forte.
Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos
do litoral.
A sua aparência, porém, ao primeiro lance de
[5] vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o
desempeno, a estrutura corretíssima das organizações
atléticas.
É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-
Quasímodo, reflete, no aspecto, a fealdade típica dos
[10] fracos. O andar sem firmeza, sem aprumo, quase gingante e
sinuoso, aparenta a translação de membros desarticulados.
Agrava-o a postura normalmente abatida, num manifestar
de displicência que lhe dá um caráter de humildade
deprimente. (...)
[15] É um homem permanentemente fatigado.
Reflete a preguiça invencível, a atonia muscular
perene, em tudo: na palavra remorada, no gesto
contrafeito, no andar desprumado, na cadência langorosa
das modinhas, na tendência constante à imobilidade e à
[20] quietude.
Entretanto, toda esta aparência de cansaço
ilude.
Naquela organização combalida, operam-se, em
segundos, transmutações completas. Basta o aparecimento
[25] de qualquer incidente exigindo-lhe o desencadear das
energias adormidas. O homem transfigura-se. Emper-
tiga-se; (...) e corrigem-se-lhe, prestes, numa descarga
nervosa instantânea, todos os efeitos do relaxamento
habitual dos órgãos; e da figura vulgar do tabaréu
[30] canhestro, reponta inesperadamente o aspecto dominador
de um titã acobreado e potente, num desdobramento
surpreendente de força e agilidade extraordinárias.
Disponível em:
No romance Os Sertões, o autor ressalta muitos atributos do sertanejo.
Baseando-se nisso, aquele atributo que se evidencia pela característica socialmente positiva encontra-se no trecho
Texto para a questão.
“Na tarde desse mesmo domingo em que tantos acontecimentos se tinham passado, Cecília e Isabel saíam do jardim com o braço na cintura uma da outra.
Estavam vestidas de branco; lindas ambas, mas tinha cada uma diversa beleza; Cecília era a graça; Isabel era a paixão; os olhos azuis de uma brincavam; os olhos negros da outra brilhavam.
O sorriso de Cecília parecia uma gota de mel e perfume que destilavam os seus lábios mimosos; o sorriso de Isabel era como um beijo ideal, que fugia-lhe da boca e ia roçar com as suas asas a alma daqueles que a contemplavam.
Vendo aquela menina loura, tão graciosa e gentil, o pensamento elevava-se naturalmente ao céu, despia-se do invólucro material e lembrava-se dos anjinhos de Deus.
Admirando aquela moça morena, lânguida e voluptuosa, o espírito apegava-se à terra; esquecia o anjo pela mulher; em vez do paraíso, lembrava-lhe algum retiro encantador, onde a vida fosse um breve sonho.”
Esse fragmento foi retirado de uma importante obra da literatura brasileira.
A leitura desse fragmento permite inferir que a obra, da qual ele foi retirado, pertence ao