“Quando em meu peito rebentar-se a fibra,
Que o espírito enlaça à dor vivente,
Não derramem por mim nenhuma lágrima
Em pálpebra demente”
O fragmento acima é de um importante poeta da Literatura Brasileira. O conteúdo desse fragmento revela traços do
A segunda fase do Modernismo (1930-45) colheu os resultados da fase precedente, substituindo o caráter destruidor pela intenção construtiva, pela recomposição de valores e configuração da nova ordem estética. Cessada a batalha, as águas assentaram, e puderam os membros da nova geração tirar os efeitos do desmonte e aplicar as fórmulas estéticas obtidas com a revolução em tentativas de novas sínteses. A poesia prossegue a tarefa de purificação de meios e formas iniciadas antes, ampliando a temática na direção da inquietação filosófica e religiosa. A prosa, por sua vez, alargava a sua área de interesse para incluir preocupações novas de ordem política, social, econômica, humana e espiritual.
Coutinho, Afrânio. Introdução à Literatura no Brasil. 19ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
Na Segunda Geração do Modernismo, a piada foi substituída pela gravidade de espírito, pela seriedade de alma, de propósitos e meios. A Geração de 30 revela
O romance Thérèse Raquin está à frente do seu tempo, porque defende o postulado darwinista acerca da criação do homem no Universo; porém, o mesmo fator que faz desse romance uma obra de vanguarda também pode servir de instrumento para uma crítica em relação à corrente literária iniciada por Émile Zola, porque atrela a tese da origem do homem com aquela que indica o mesmo como um simples resultado do meio ambiente, tornando-o um títere das circunstâncias. O resultado desse processo é a elaboração de uma literatura que torna o homem amoral, uma vez que desqualifica o livre-arbítrio.
COUTINHO, Afrânio. A literatura no Brasil – Parte 4: Era realista e era de transição. São Paulo: Global Editora, 2004.
Émile Zola afirmou que, em Thérèse Raquin, buscou estudar temperamentos e não caracteres. Segundo Alfredo Bosi, uma obra realista se tingirá de naturalismo sempre que