Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi:
Sou filho das selvas,
Nas selvas cresci;
Guerreiros, descendo
Da tribo Tupi.
Os versos acima podem ser atribuídos a uma tendência e a um escritor fundamentais para a consolidação do romantismo no Brasil.
Assinale a alternativa que correlacione corretamente esses dois aspectos:
Leia atentamente o fragmento abaixo extraído da obra Os Sertões, de Euclides da Cunha.
Eram certas as notícias.
Canudos aumentara em três semanas de modo extraordinário. A nova do último triunfo sobre a expedição Febrônio, avolumada pelos que a espalhavam, romanceada já de numerosos episódios, destruía as últimas vacilações dos crentes que até então tinham temido procurar o falanstério de Antônio Conselheiro
Fonte: CUNHA, Euclides da. Os Sertões Clássicos da literatura brasileira. Barueri, São Paulo: Editora Pé da Letra, 2020, p 239.
A partir da leitura desse fragmento, e de seus conhecimentos, assinale a alternativa CORRETA sobre o tema.
De tudo isso, eis o saldo positivo: os simbolistas trouxeram à linguagem poética nacional maior flexibilidade, matizes mais variados, fluidez; possibilitaram-lhe fixar o imponderável, sensações profundas, novas ideias. E abriram caminhos. Mas em meados de 1910 convivem com os parnasianos, ambos desgastados e vazios, numa fase de transição para algo novo, que em breve irá explodir violentamente.
Fonte: (PROENÇA FILHO, Domício. Estilos de época na literatura. São Paulo: Atica, 2001, p. 280. Grifo nosso)
A expressão "algo novo", em destaque no texto, refere-se à emergência do
A respeito do romance Nove Noites (2002), de Bernardo Carvalho, pode-se dizer que:
Afinal, eu contrariava suas mandanças. Fossem os naparamas, fosse o filho de Farida: eu não estava a deixar o tempo quieto. Talvez, quem sabe, cumprisse o que sempre fora: sonhador de lembranças, inventor de verdades. Um sonâmbulo passeando entre o fogo. Um sonâmbulo como a terra em que nascera. Ou como aquelas fogueiras por entre as quais eu abria caminho no areal.
(COUTO, Mia. Terra Sonâmbula. São Paulo: Companhia de Bolso, 2018, p. 104)
O título do romance de Mia Couto, Terra Sonâmbula, personifica:
COTA ZERO
Stop.
A vida parou
ou foi o automóvel?
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia 1930 62. São Paulo: Cosac Naify, 2012. p. 125.)
Retirado de Alguma Poesia, este poema breve demonstra os seguintes aspectos da vasta e variada poética drummondiana: