Redação #469838
Tempo correção: 10 dias úteis
Previsão: 29/01/2021
Previsão: 29/01/2021
Na série americana Gossip Girl, existe um site famoso especializado em publicar difamações sobre todos os indivíduos da elite de Nova York. Sem um nome e endereço, as pessoas são atacadas sem chance de defesa, por um inimigo digital. Todavia, a trama não se limita apenas a ficção, haja vista a problemática cultura do cancelamento no meio virtual, recorrente na sociedade hodierna. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um panorama complexo atrelado ao pensamento social e a inativadade legislativa.
A princípio, é válido ressaltar que a mentalidade da sociedade é um entrave para a resolução desse cenário. Segundo a filósofa francesa Simone de Beauvoir, o mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles. Nessa lógica, o ideário da filósofa pode ser relacionado à maneira que uma boa parte da população aceita a deslegitimação ocorrida por via eletrônica como natural. Nessa perspectiva, sem maiores questionamentos ou dúvidas, determinados cidadãos são simplesmente "cancelados". Assim, fica clara a necessidade de atenuar essa problemática de maneira pragmática.
Ademais, a falta de funcionamento das leis protetoras do indíviduo reforçam esse problema. Por vezes, durante os linchamentos virtuais, é comum serem proferidas palavras ofensivas de ataque pessoal à vítima. De acordo com a Constituição de 1988, isso configura-se como um crime de dignidade e dêtem consequências. Todavia, consoante ao jornalista brasileiro Gilberto Dimenstein, na obra "Cidadãos de Papel", muitos brasileiros possuem direitos apenas na teoria, pois na prática eles não são efetivados. Desse modo, através da análise de Dimenstein, nota-se que indivíduos que cometem tais atos podem sair impunes e continuar realizando as mesmas práticas criminosas. Dessa forma, faz-se imprescindível a dissolução dessa conjuntura.
Portanto, é indispensável que medidas sejam tomadas para atenuar o modo de cancelamento através do aparato tecnológico. Sendo assim, cabe ao governo federal, por intermédio da TV e internet, realizar campanhas - com vídeos dramatizados de histórias reais - a fim de informar à população as possíveis consequências do cancelamento virtual. Feito isso, será possível que a obra Gossip Girl seja apenas um entretenimento e não se assemelhe ao mundo real.
A princípio, é válido ressaltar que a mentalidade da sociedade é um entrave para a resolução desse cenário. Segundo a filósofa francesa Simone de Beauvoir, o mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles. Nessa lógica, o ideário da filósofa pode ser relacionado à maneira que uma boa parte da população aceita a deslegitimação ocorrida por via eletrônica como natural. Nessa perspectiva, sem maiores questionamentos ou dúvidas, determinados cidadãos são simplesmente "cancelados". Assim, fica clara a necessidade de atenuar essa problemática de maneira pragmática.
Ademais, a falta de funcionamento das leis protetoras do indíviduo reforçam esse problema. Por vezes, durante os linchamentos virtuais, é comum serem proferidas palavras ofensivas de ataque pessoal à vítima. De acordo com a Constituição de 1988, isso configura-se como um crime de dignidade e dêtem consequências. Todavia, consoante ao jornalista brasileiro Gilberto Dimenstein, na obra "Cidadãos de Papel", muitos brasileiros possuem direitos apenas na teoria, pois na prática eles não são efetivados. Desse modo, através da análise de Dimenstein, nota-se que indivíduos que cometem tais atos podem sair impunes e continuar realizando as mesmas práticas criminosas. Dessa forma, faz-se imprescindível a dissolução dessa conjuntura.
Portanto, é indispensável que medidas sejam tomadas para atenuar o modo de cancelamento através do aparato tecnológico. Sendo assim, cabe ao governo federal, por intermédio da TV e internet, realizar campanhas - com vídeos dramatizados de histórias reais - a fim de informar à população as possíveis consequências do cancelamento virtual. Feito isso, será possível que a obra Gossip Girl seja apenas um entretenimento e não se assemelhe ao mundo real.
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Anne Lívia
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