Redação #1270014
Previsão: 24/02/2023
Desde o iluminismo, entende-se que a sociedade só progride quando um se mobilizar com o problema do outro. No entanto, quando se observa o trabalho infantil e a evasão escolar, no Brasil, hodiernamente, varifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejávelmente na prática e a problemática persiste intrinsecamente ligado à realidade do país, no Brasil tem 1,8 milhões de crianças em situação de trabalho infantil. Nesse sentido, convém analisamos as principais consequências de tal postura negligente para a saciedade.
É indubitável qua a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas só problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, o trabalho infantil rompe essa harmonia, haja vista que "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Nelson Mandela, pai da moderna nação sul-africana e líder na luta contra o regime do apartheid.
Outrossim, destaca-se o Em 2019, havia 38,3 milhões de pessoas entre 5 a 17 anos de idade, das quais 1,8 milhão estavam em situação de trabalho infantil (4,6%), como impulsionador do problema. De acordo com Durkhein, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotado de exterioridade, generalidade e coercitividade. Segundo essa linha de pensamento, observa-se que o trabalho infantil é ilegal e priva crianças e adolescentes de uma infância normal, impedindo-os(as) não só de frequentar a escola e estudar normalmente, mas também de desenvolver de maneira saudável todas as suas capacidades e habilidades.
E evidente, portante, que ainda há entraves para garante a solidificação. Distante, as ONGs deve promover melhoria na educação. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam o mundo. Logo, o Ministério da Educação ( MEC) deve instituir, nas escolas, palestras a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão.
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