Redação #1268863
Previsão: 17/02/2023
"Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados.A declaração feita pelo filósofo Aldous Huxley ao ser analisada,permite a reflexão sobre a forma que a segurança pública é realizada,pois existem questões relacionadas a militarização das polícias,além de episódios de violência os quais são motivados por preconceitos e principalmente pelo despreparo dos profissionais de segurança. Desse modo,a negligência governamental e os preconceitos presentes na sociedade são os principais fatores desse problema.
Primeiramente,cabe pontuar que a negligência governamental é o principal fator da problemática. Segundo o filósofo Thomas Hobbes,"o Estado é responsável pelo bem-estar da sociedade", porém ao analisar a quantidade de cidadãos inocentes vítimas de homicídio e famílias lidando com a perda desnecessária de parentes,é de total certeza que essa sentença não está sendo cumprida,visto que,essas situações são provicadas pelo próprio Estado, que submete os profissionais de segurança ao despreparo e a pressão funcional e emocional, o que ocasiona a incompetência do policial,gera vítimas e ainda impõe medo na sociedade.Ademais, a militarização da polícia é outra questão bastante preocupante para a população,já que,foi uma questão que ocorreu durante a Ditadura Militar, a qual foi um período de bastante repressão,assim, a imposição dessa militarização nos dias atuais ocasionaria extrema violência e limitaria os direitos dos cidadãos, em especial a liberdade de expressão. Portanto, é imperativo uma intervenção estatal.
Outra realidade é a ocorrência de violências provocadas pela polícia que são influenciadas por preconceitos. O afro-americano George Floyd foi vítima de estrangulamento,no ano de 2020,pelo policial Derek Chauvin,o qual realizou esse ato supérfluo por uma suspeita que poderia ter sido resolvida de maneira amena sem ocasionar a morte de Floyd. Sob essa óptica,pode-se perceber que a maioria dos alvos desse tipo de agressividade são negros e pessoas de baixa renda