
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1268639
Previsão: 10/02/2023
Segurança, define-se no dicionário como " estado, qualidade ou condição de quem, ou do que está livre de perigos". A constituição de 1988 art.144 estabelece que, " a segurança pública é dever do estado direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio" compete a polícia militar zelar por essas prímicias.
Vistos isso, registros históricos mostram que, em 20 de novembro de 1530, a polícia brasileira iniciou suas atividades promovendo justiça e organizando os serviços de ordem pública, na série criada pela NBC (segredos policiais ) é retratado quão defasado é o sistema público de vigilância e repleto de corrupção.Aqui a ficção não difere da realidade, enquanto um militar ganha quatro mil reais em média o agente federal ganha acima de dez mil reais, isso contribui com a formação de milícias, onde o poder público é vendido pelos mesmos própios agentes. De acordo com o monitor de violência -publicado pelo site do G1,que monitora número relacionados à violência no país- só em 2018 foram 51.589 crimes violentos para cada 100 mil habitantes. Só em fevereiro deste ano, somam se 3.103 crimes, dentre homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte. Ainda na página " o norte e o nordeste estão entre 8 policías mais agressivas do Brasil" o Fórum brasileiro securitário público mostra que 78% dos mortos são negros, inegavelmente o racismo é um legado de uma sociedade escravocrata associado a criminalidade no Brasil. O quadro de violência registra taxas elevadas de mortes durante o patrulhamento essas abordagens policiais são caracterizadas por agressão intensa e desrespeito aos direitos humanos, maquiado pelo estado e apoiado pela mídia a violência surge quando se predomina um cenário de desigualdade sociorracial, deficiências educacionais, falta de acesso à renda e moradia digna, fatores que formentam o tráfico e o crime.
Ademais, apesar da pandemia em 2020, mesmo com a restrições de mobilidade foi a época em que houve aumento no índice de crime e a polícia mais matou, a cultura do armamento e da violência empregrada no Brasil não funciona em comunidades carentes, os confrontos atingem pessoas inocentes, jovens são mortos por balas perdidas familias desfeitas marcam uma sociedade frágil e apreensiva, a lei cuja função é garantir a igualdade e proteção não se aplica.
É necessário, portanto, reformar o sistema desmilitarizar a polícia lançar uma investigação pela comissão de assuntos internos e direitos humanos para descobrir corrupção e punir a força policial, desta forma adotar medidas como em países modelos, Dinamarca,Holanda,suiça, entre outros, além de investir na educação das comunidades periféricas, outrora criar ações comunitárias educativas, integrar e qualificar os agentes com honorarios coincidentes, incentivar uma sociedade participativa , instalar câmeras nas viaturas e uniformes, aumentar as rondas para que com isso não só diminua o crime, como Também a violência.
-