
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1268596
O flagelo social da violência policial, militarização das polícias e a segurança pública está sendo cada vez mais debatido, devido aos inúmeros casosdeviolência relatados. Mas o que pode ser feito acerca deste tema?
A segurança pública é responsabilidade da polícia, tal qual foi alvo de diversas denúncias de abordagens truculentas, e de uso excessivo da força. Um exemplo destes casos é retratado no livro ´´O ódio que você semeia´´ que se baseia em um caso real, em que um adolescente é assasinado por ser alvo de preconceito por parte do policial, que atirou no jovem, sem ao menos pestanejar.
Entretanto, temos que entender qual o motivo da segurança pública não estar assegurando devidamente a segurança dos cidadãos. Segundo dados de 2016, cerca de 4.224 pessoas morreram em decorrência da intervenção da polícia civil e militar e 437 policiais civis e militares foram mortos no mesmo ano. Tal fato se dá pois o modelo de segurança usado após a redemocratização do Brasil foi mantido mesmo depois da ditadura militar, portanto este fato afetou diretamente a educação e o treinamento dos policiais, que permaneceu em um viés rígido e também doutrinado com bases de cultura de combate ao inimigo.
Portanto, cabe por meio do Ministério da Segurança Pública formatar o modelo de segurança pública, assim reeducando os oficiais das polícias civis e militares, para que por meio disto, seja desvinculado o modelo criado pela ditadura, podendo assim a militarização e a segurança pública melhorem sua eficácia e assegurem o bem estar da sociedade.
-