
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1268563
Previsão: 08/02/2023
No filme nacional "Tropa de Elite", clássico de ficção-policial, ação e drama, mostra nitidamente a violência policial nas favelas ou até para com os civis. Conforme na trama alguns policiais defendem a lei e apenas querem garantir a segurança da população, outros são corruptos e não cumpre seus deveres corretamente como profissional.
Entretanto, na obra cinematográfica, percebe-se a situação atual do Brasil e no mundo. A que historicamente os policiais preferem servir as classes dominantes capitalistas, e acabam usando sua violência contra manifestantes, trabalhadores e a população negra.
Em 2020 nos Estados Unidos, ocorreu um caso de racismo e brutalidade, quando George Floyd, um homem negro, foi pego falsificando uma nota de 20,00 dólares, Derek, o policial, ajoelhou no seu pescoço e o estrangulou até sua morte. O acontecimento gerou repercussão no país e em todo o mundo, gerando protestos em vários países. Derek foi preso, condenado até 20 anos de prisão, todavia cumpriu a pena em sete meses.
Levando em conta o que foi dito, a falta de impunidades severas para os que cometem o crime, acabam ocorrendo mais casos sobre isso em todo mundo. Uma boa formação dos guardas e um bom acompanhamento psicológico para todos eles, talvez ajudassem a diminuir a violência, que levam várias pessoas a sofrerem e até a sua morte, onde a maioria das vítimas são negras.
-