Redação #1241104
Previsão: 02/11/2022
A constituição federal de 1988, garante que o corpo social possua por direito, o acesso a alimentação, sem comprometer os recursos para obter outros direitos fundamentais. No contexto hodierno, indivíduos ainda sofrem com a falta de meios necessários para terem acesso a direitos básicos, sob tal óptica, decorre que a falta do poder de compra, bem como os prejuízos ligados ao mercado, são consequências que devem ser análisados.
Primariamente, é válido destacar, o baixo salário que a maior parte do corpo civil recebe, e na maioria das vezes muitos deles precisam sustentar uma família. Com as demais despesas do lar como aluguel, energia e água, pouco sobra para o alimento. Diante do exposto, o preço dos alimentos encontra-se alto, fazendo com que a compra do mês de caia bastante, em decorrência disso, muitos brasileiros que já possuem poucos condições, acabam entrando em situações de aperto financeiro e até a pobreza.
Ademais, o consumismo exacerbado, está muito presente no contexto atual. No filme "O capitalismo uma história de amor" é relatado a maneira que a crise econômica dos EUA afetou o mundo do capitalismo. Em situação análoga a coletividade, o mercado consumidor também é um dos afetados com a inflação econômica, pois com a baixa moeda de troca, as empresas acabam entrando em crise.
Portando, a inflação é um problema que atinge todo um cenário nacional atual. Nesse sentido, urge ao governo federal, realizar estudos sobre possíveis soluções a serem tomadas para que haja bons acordos econômicos, por meio de reuniões em congressos e senado, a fim de gerar um pais que valorize os mais encarecidos e se torne uma potência. Com isso as leis previstas na constituição, será uma realidade.