Redação #596744
A 1ª geração do Mordenismo- no século XIX- elaborou através de seus versos uma imagem heroica do ameríndio na literatura brasileira, com o fito de associá-lo a um sentimento de nacionalidade. Não obstante, na conjuntura contemporânea, os nativos são marginalizados socialmente, visto que, possuem seus direitos, constitucionalizados, constantemente violados. Nesse contexto paradoxal, deve-se salientar como os esteriotipos e a negligência governamental impussionaram tal problemática.
Cumpre destacar, inicialmente, que desde a chegada dos portugueses em terrras brasileiras, os silivicolas são alvos de diferentes tipos de violências, seja fisíca ou psicologica. Conforme Emile Durkeim sobre o fato social, o individuo ja nasce sob a corcetividade de ações e comportamentos. Diante de tal perspectiva, o colonizador com seu discurso de "detentor da civilização" subjulga o ladino como um povo inferior, em função do seu comportamento, que corroboram para a disseminação de esteriotipos que perpetuam hordienamente. Exemplo disso, dar-se-a pela forma folclorica como o nativo é reconhecido, limitado a pinturas escolares e musicas onomatopeticas.Com efeito, tais ações comportamentais geram desrespeito às comunidades indígenas.
Outrossim, o Estado não cumpre seu papel de assegurar direitos constitucionais para essa parcela minoritária, em detrimento das imposiçoes dos latifundiarios. Consoante a Karl Marx, o capitalismo prioriza lucros em razão dos valores. Nesse vies de pensamento, a expansão do agronegocio, compromete as demarcações de terras indigenas, asseguaradas pelo Estatuto do Indio. Tal entrave, tem tido sua força potencializada pelo desemparelhamento da FUNAI- principal orgão que defende os direitos dos cativos. De modo efetivo, essa parcela populacional, tem o continuo exterminio do seu povo propagado. Prova disso pode ser observado pelo ultimo censo do IBGE, no qual contabiliza apenas 800 mil nativos, que outrora já fora mais de 3 milhoes.
Conclui-se, portanto, que a cultura do povo indigena é uma plobleatica atual. Logo, cabe ao Ministerio da Educação, concomitantemente com o da Cultura , por meio de incentivos educacionais acerca da questão indigena, desde a educação basica ate o ensino superior. Ademais, o poder publico por intermedio dos três podres, deve criar espaços de representatividade dessa parcela populacional, afim de garantir maior participação nas decisões politicas, para assim alcançar o ideal proposto pelos escritores Mordernistas.
Cumpre destacar, inicialmente, que desde a chegada dos portugueses em terrras brasileiras, os silivicolas são alvos de diferentes tipos de violências, seja fisíca ou psicologica. Conforme Emile Durkeim sobre o fato social, o individuo ja nasce sob a corcetividade de ações e comportamentos. Diante de tal perspectiva, o colonizador com seu discurso de "detentor da civilização" subjulga o ladino como um povo inferior, em função do seu comportamento, que corroboram para a disseminação de esteriotipos que perpetuam hordienamente. Exemplo disso, dar-se-a pela forma folclorica como o nativo é reconhecido, limitado a pinturas escolares e musicas onomatopeticas.Com efeito, tais ações comportamentais geram desrespeito às comunidades indígenas.
Outrossim, o Estado não cumpre seu papel de assegurar direitos constitucionais para essa parcela minoritária, em detrimento das imposiçoes dos latifundiarios. Consoante a Karl Marx, o capitalismo prioriza lucros em razão dos valores. Nesse vies de pensamento, a expansão do agronegocio, compromete as demarcações de terras indigenas, asseguaradas pelo Estatuto do Indio. Tal entrave, tem tido sua força potencializada pelo desemparelhamento da FUNAI- principal orgão que defende os direitos dos cativos. De modo efetivo, essa parcela populacional, tem o continuo exterminio do seu povo propagado. Prova disso pode ser observado pelo ultimo censo do IBGE, no qual contabiliza apenas 800 mil nativos, que outrora já fora mais de 3 milhoes.
Conclui-se, portanto, que a cultura do povo indigena é uma plobleatica atual. Logo, cabe ao Ministerio da Educação, concomitantemente com o da Cultura , por meio de incentivos educacionais acerca da questão indigena, desde a educação basica ate o ensino superior. Ademais, o poder publico por intermedio dos três podres, deve criar espaços de representatividade dessa parcela populacional, afim de garantir maior participação nas decisões politicas, para assim alcançar o ideal proposto pelos escritores Mordernistas.
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AMALIA SANTOS DE OLIVEIRA
são josé de ribamar -