
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1268757
Previsão: 16/02/2023
A segurança pública é deveras essencial para a sociedade, no entanto, a crise da infraestrutura militar traz consequências negativas para os cidadãos, tais como as mortes civis em ações policiais e a corrupção presente nos quarteis da Policia Civil. A intervenção nas ações militares, se feita de maneira correta, poderão trazer confiabilidade e assegurar a paz em meio a sociedade.
A partir do primeiro argumento, vale citar o crescente número de óbitos durante as operações policiais no Brasil, em que a maioria da vítimas são civis. Apesar dos esforços do Estado, com a criação da Secretaria de Segurança Pública(SSP), a insegurançae a violência ainda se faz presente. Em 2018, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgou que em 2017, mais de 60 mil pessoas foram assassinadas durante ações policiais. Isto demonstra a ausência de profissionalidade por parte das forças policiais que traz insuficiência para conter atividades criminosas.
Ademais, a partir do segundo argumento, a corrupção em meio à Polícia Civil acaba por comprometer as operações militares, devido à ausência moral para com os cidadãos. No filme Tropa de Elite, dirigido por José Padilha, é exemplar no que se refere à uma corrupção interna. A obra expõe as imoralidades e os atos corruptos dos policiais, que chegam a se aliarem aos traficantes para benefícios própios. Por ser praticada dentro das instituições policiais, a corrupção acaba por comprometer as ações em campo dos militares.
Diante dos argumentos expostos, faz-se necessário a melhoria das ações militares brasileiras. Logo, o Ministério da Justiça, aliado à Secretaria de Segurança Pública, devem intervir e melhorar a infraestutura da Polícia Civil, para que assim os cidadãos se sintam mais seguros.
-