
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1268670
Previsão: 14/02/2023
Apesar do escopo da segurança pública (em suas distintas instituições) ter se iniciado há 300 anos, com o aumento da desensidade demoǵrafia e o surgimento das grandes metrópoles, a consciência da sua complexidade e o aumento da violência urbana, no entanto, só começaram a ser devidamente estabelecidos após a batalha de Stalingrado. Antes do crescimento populacional, esse escopo era reduzido a um braço das forças armadas. E, durante o periódo que segue do ínicio da revolução industrial até aquela batalha, as forças políciais se espelhavam na estrutura e no funcionamento das instituições de defesa, como o exército. No demais, o pós-guerra revelou como conflítos internacionais afetam a criminalidade dos grandes centros através das redes de crime organizado transnacional. O que contribuiu para o aumento da importância e do orçamento da segurança pública, em relação a defesa, no mundo inteiro.
Esse cenário fez com que diversos países, assim como o Brasil, iniciassem um processo de reforma institucional capaz de delimitar o papel da policia. O que ninguém esperava naquela época, porem, é que 50 anos depois,
o estresse da alta demanda somado a má gestão dessa políticas ocasionasse um aumento na violência polícial. Por isso, os esforços na resolução dos problema de segurança pública devem ser destinados não só as causas e a estrutura do crime, como a aplicação e a formação das políticas e dos funcionários públicos.
Ou seja, devem ser coordenadas medidas de lei e reformas institucionais recorrentes com apoio do parlemento e dos ministérios responsáveis do poder executivo. Não somente para se ater aos problemas vigentes, mas também as consequências e a qualidade da aplicação dessas soluções.
-