
Faça seu login
Acesse GrátisRedação #1268420
Previsão: 31/01/2023
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do pais, prevê o direito à assistência aos desamparados como inerente a todo cidadão braileiro. Contudo, tal prerrogativa não tem sido aplicada com ênfase quando se trata dos impactos sociais da inflação econômica no Brasil. Diante disso, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro, tal como o fechamento de lojas e a pandemia da Covid 19.
Em uma primeira análise, vale ressaltar a ausência de medidas governamentais quando se trata do fechamento de lojas durante a pandemia da Covid 19. Segundo a CNC, cerca de 75 mil lojas foram fechadas nesse período, impactando a economia do país e consequentemente a vida de milhões de brasileiros. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do Contrato Social, visto que o Estado não cumpre a sua função, como a garantia das liberdades, que foram tiradas nesse período difícil.
Ademais, ficou evidente que a Covid 19 foi a impulsionadora desse problema. Segundo os dados do FGV, as classes de renda mais baixas foram as que mais sofreram com a inflação no Brasil durante a pandemia. Diante dos dados, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esse problema com o intuito de erradicar a fome, que sobretudo afeta os mais empobrecidos.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva juntamente com o Ministério da Economia, devem reduzir os gastos publicos, como forma de diminuição da inflação, para que o povo brasileiro possa viver com mais dignidade. Só assim se consolidará uma sociedade melhor, onde o Estado não viola o Contrato Social, tal como afirma Locke.

-