[1] A diversidade cultural é uma marca registrada da
Bahia, graças à mistura de povos e costumes. Sua
história se confunde com a história do país. Afinal, foi
aqui que nasceu o Brasil. É nesta terra que sobrevivem
[5] manifestações folclóricas seculares: do recôncavo ao
sertão, de leste a oeste, do litoral ao interior, das antigas
igrejas ao artesanato típico das cidades do interior, da
crença diversificada de seu povo mestiço aos mitos e
ritos do folclore local. A Bahia se abre em um verdadeiro
[10] mosaico de atrativos, encantando turistas do mundo
inteiro, que buscam no Estado uma oportunidade de
vivenciar uma rica cultura em constante efervescência.
A cultura da Bahia é plural e pode ser vista e sentida
no semblante da população, no sincretismo religioso,
[15] na musicalidade e na riqueza folclórica e histórica de
cidades como Salvador, onde vive a maior população
de origem negra do mundo, fora da África. Também
considerada a “capital cultural do País”, Salvador é
berço e abrigo de grandes nomes do cenário artístico
[20] nacional e internacional, destacando-se Jorge Amado,
Dorival Caymmi, João Ubaldo Ribeiro, João Gilberto,
Gilberto Gil, Caetano Veloso, Glauber Rocha, Dodô e
Osmar e tantos outros.
Com todo esse rico patrimônio histórico, humano e
[25] cultural, a Bahia investe no seu potencial turístico como
uma atividade estratégica, valorizando e promovendo os
bens materiais e imateriais da cultura.
BAHIA é considerada a “capital” da cultura do país. Disponível em: <http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/bahia-e-considerada-a-capital-da-cultura-do-pais/?cHash=3b472d42b59260207c148538e8a987cc>. Acesso em: 17 abr. 2015. Adaptado.
A alternativa que apresenta uma expressão equivalente, devidamente contextualizada, à que se encontra em negrito no fragmento “uma rica cultura em constante efervescência” (l. 12) é a
[1] A diversidade cultural é uma marca registrada da
Bahia, graças à mistura de povos e costumes. Sua
história se confunde com a história do país. Afinal, foi
aqui que nasceu o Brasil. É nesta terra que sobrevivem
[5] manifestações folclóricas seculares: do recôncavo ao
sertão, de leste a oeste, do litoral ao interior, das antigas
igrejas ao artesanato típico das cidades do interior, da
crença diversificada de seu povo mestiço aos mitos e
ritos do folclore local. A Bahia se abre em um verdadeiro
[10] mosaico de atrativos, encantando turistas do mundo
inteiro, que buscam no Estado uma oportunidade de
vivenciar uma rica cultura em constante efervescência.
A cultura da Bahia é plural e pode ser vista e sentida
no semblante da população, no sincretismo religioso,
[15] na musicalidade e na riqueza folclórica e histórica de
cidades como Salvador, onde vive a maior população
de origem negra do mundo, fora da África. Também
considerada a “capital cultural do País”, Salvador é
berço e abrigo de grandes nomes do cenário artístico
[20] nacional e internacional, destacando-se Jorge Amado,
Dorival Caymmi, João Ubaldo Ribeiro, João Gilberto,
Gilberto Gil, Caetano Veloso, Glauber Rocha, Dodô e
Osmar e tantos outros.
Com todo esse rico patrimônio histórico, humano e
[25] cultural, a Bahia investe no seu potencial turístico como
uma atividade estratégica, valorizando e promovendo os
bens materiais e imateriais da cultura.
BAHIA é considerada a “capital” da cultura do país. Disponível em: <http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/bahia-e-considerada-a-capital-da-cultura-do-pais/?cHash=3b472d42b59260207c148538e8a987cc>. Acesso em: 17 abr. 2015. Adaptado.
A análise linguística que se faz do termo transcrito do texto está correta em
Estes fatos só ocorrem
Em nossa bela Bahia
Terra de Todos os Santos
Do Carnaval da alegria
Onde o profano e o sagrado
Se unem com maestria.
Sincretismo diz que é
Quando as religiões
Se unem só pela fé
E amor nos corações
Fazendo de deuses Deus
Buscando religações.
Na Bahia dizem alguns
Que não houve sincretismo
O que nosso povo tem
É bastante misticismo
Mistura de orixás
Com santos do cristianismo.
FREITAS, Jotacê. Baianices, Baianadas & Baianidades- Salvador: Vento Leste, 2011. p. 81-86. Adaptado.
Dos conhecimentos sobre as manifestações socioculturais e da organização do espaço geográfico baiano, marque com V as afirmativas corretas e com F, as falsas.
( ) A Bahia é o único estado do Brasil, cujo relevo apresenta uma depressão ‒ a Sertaneja ‒ construída sobre rochas metamórficas e por processos de sedimentação.
( ) O Recôncavo, considerado a região mais industrializada do Nordeste, possui a mais dinâmica agricultura da Bahia e a melhor distribuição de renda do estado.
( ) No vale do São Francisco, localiza-se a maior concentração de empresas que atuam no agronegócio brasileiro com produção voltada para o mercado interno.
( ) Grande parte das manifestações populares, de caráter sóciocultural com ou sem influência religiosa, têm suas origens relacionadas à evolução hitórico-geográfica.
( ) A influência da forte miscigenação da população pode ser traduzida pelo misticismo decorrente da combinação cultural de várias etnias.
A alternativa correta, considerando a marcação de cima para baixo, é
A Baía de Todos os Santos, a maior segunda baía do Planeta, encanta pela exuberância natural, com extensão de 1233km², profundidade média de 9,8 metros, podendo chegar a até 42 metros, tornando-se um acidente geográfico estratégico para as pretensões portuguesas de domínio dessa parte do Novo Mundo.
Foi no entorno dela que surgiram algumas das principais povoações, incluindo Salvador, a capital da província que herdou o nome Bahia, grafado com “h” por ter sido mantida a forma utilizada à época.
A Baía de Todos os Santos penetra cerca de 80 quilômetros no continente, “beijando” desde o Porto da Barra, em Salvador, limite ao norte, até a Ponta do Garcês, na cidade de Jaguaripe, extremo do Recôncavo, no limite ao sul.MEIO AMBIENTE. Baía de Todos os Santos encanta pela exuberância natural. A Tarde, Salvador, 1º nov. 2014. Caderno A9. Adaptado.
Sobre a Baía de Todos os Santos, é correto afirmar:
[1] Hibridação são “processos socioculturais nos
quais estruturas práticas discretas, que existiam de
forma separada se combinam, para gerar novas
estruturas, objetos e práticas”. Mesmo em dúvida sobre
[5] práticas discretas, o entendimento é que o conceito
favorece a análise das formações socioculturais e seus
processos contemporâneos e históricos. O autor diz
ainda que a hibridação é “uma característica antiga do
desenvolvimento histórico”, portanto, aplicável ao período
[10] que pode ser denominado de início da globalização.
Este texto advoga, então, que Salvador, como
experiência seminal, é exemplo paradigmático da
hibridação que a colonização portuguesa representou.
A primeira capital, principal metrópole do hemisfério
[15] Sul; importante entreposto comercial, grande estaleiro,
portanto, espaço eminentemente de transição e
interculturalidades. Representa a essencial ambiguidade
que serve de contexto para a formatação da nação
brasileira.
NOVA, Luiz Henrique Sá da. Baianidade contemporânea: Traços históricos, limitações atuais. Disponível em: <http://www.portalmodulo.com.br/wp-content/uploads/2014/03/Baianidade.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2015. Adaptado.
Considerando-se os aspectos coesivos que garantem a progressão temática do texto, é correto afirmar:
Capa do livro da trilogia “Entre Amigos, Carybé, Verger & Caymmi – Mar da Bahia”, que referenda a produção artística e a amizade entre esses grandes nomes que escolheram a Bahia e o jeito de viver de sua gente como motivo e cenário para suas obras.
O diálogo entre a fotografia de Pierre Verger, a pintura de Carybé e a poesia de Caymmi está devidamente explicitado na alternativa