Barricada
[1] Todos os passarinhos da Praça da República
Voaram
Todas as estudantes
[4] Morreram de susto
Nos uniformes de azul e branco
As telefonistas tiveram uma síncope de fios
[7] Só as árvores não desertam
Quando a noite luz
Oswald de Andrade. Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade. São Paulo: Globo, 2006, p. 71.
A respeito do poema Barricada e da obra de Oswald de Andrade, julgue o item.
Na poesia oswaldiana, a falta de pontuação, a predominância do uso de substantivo em detrimento do verbo e a justaposição de imagens confirmam o exercício crítico da linguagem assumido pelo poeta.
[1] O maracatu era preconceituosamente chamado “coisa
de negro”. Hoje, virou inspiração de compositores brasileiros,
de compositores do mundo todo, de bandas de rock, de artistas
[4] plásticos e de escritores. É tema de tese de mestrado e de doutorado.
Chega-se a falar em diáspora do maracatu, já que
existem tantos grupos imitando o maracatu pelo mundo todo.
[7] Eu acredito que essa migração do maracatu deve-se a
muitos fatores: à difusão através da imprensa, às políticas
públicas, aos artistas famosos e também à disposição dos
[10] próprios grupos de sair em busca de novos espaços.
No entanto, a gente não pode confundir maracatu com
grupo de percussão. Maracatu é um complexo cultural que
[13] envolve religião, envolve comunidades, envolve séculos de
tradição. É preciso distinguir o maracatu tradicional dos grupos
de percussão.
Depoimento de Climério de Oliveira (com adaptações).
Considerando o texto e a imagem acima, julgue o item a seguir.
Para sintetizar informações mencionadas no 1.º e 2.º parágrafos, o autor do depoimento emprega, no início do 3.º parágrafo, a expressão “essa migração do maracatu” (l.7), mecanismo coesivo que possibilita inferir que o sentido de “diáspora” (l.5) está associado a dispersão, disseminação.
[1] O maracatu era preconceituosamente chamado “coisa
de negro”. Hoje, virou inspiração de compositores brasileiros,
de compositores do mundo todo, de bandas de rock, de artistas
[4] plásticos e de escritores. É tema de tese de mestrado e de doutorado.
Chega-se a falar em diáspora do maracatu, já que
existem tantos grupos imitando o maracatu pelo mundo todo.
[7] Eu acredito que essa migração do maracatu deve-se a
muitos fatores: à difusão através da imprensa, às políticas
públicas, aos artistas famosos e também à disposição dos
[10] próprios grupos de sair em busca de novos espaços.
No entanto, a gente não pode confundir maracatu com
grupo de percussão. Maracatu é um complexo cultural que
[13] envolve religião, envolve comunidades, envolve séculos de
tradição. É preciso distinguir o maracatu tradicional dos grupos
de percussão.
Depoimento de Climério de Oliveira (com adaptações).
Considerando o texto e a imagem acima, julgue o item a seguir.
A ostentação de estandartes ricamente elaborados, como mostra a imagem acima, compõe os cortejos do maracatu, nos quais a tradição não é fator essencial.
[1] O maracatu era preconceituosamente chamado “coisa
de negro”. Hoje, virou inspiração de compositores brasileiros,
de compositores do mundo todo, de bandas de rock, de artistas
[4] plásticos e de escritores. É tema de tese de mestrado e de doutorado.
Chega-se a falar em diáspora do maracatu, já que
existem tantos grupos imitando o maracatu pelo mundo todo.
[7] Eu acredito que essa migração do maracatu deve-se a
muitos fatores: à difusão através da imprensa, às políticas
públicas, aos artistas famosos e também à disposição dos
[10] próprios grupos de sair em busca de novos espaços.
No entanto, a gente não pode confundir maracatu com
grupo de percussão. Maracatu é um complexo cultural que
[13] envolve religião, envolve comunidades, envolve séculos de
tradição. É preciso distinguir o maracatu tradicional dos grupos
de percussão.
Depoimento de Climério de Oliveira (com adaptações).
Considerando o texto e a imagem acima, julgue o item a seguir.
Originário do Rio de Janeiro, o maracatu é considerado a base das escolas de samba, que hoje protagonizam os desfiles de carnaval do Rio de Janeiro.
[1] O maracatu era preconceituosamente chamado “coisa
de negro”. Hoje, virou inspiração de compositores brasileiros,
de compositores do mundo todo, de bandas de rock, de artistas
[4] plásticos e de escritores. É tema de tese de mestrado e de doutorado.
Chega-se a falar em diáspora do maracatu, já que
existem tantos grupos imitando o maracatu pelo mundo todo.
[7] Eu acredito que essa migração do maracatu deve-se a
muitos fatores: à difusão através da imprensa, às políticas
públicas, aos artistas famosos e também à disposição dos
[10] próprios grupos de sair em busca de novos espaços.
No entanto, a gente não pode confundir maracatu com
grupo de percussão. Maracatu é um complexo cultural que
[13] envolve religião, envolve comunidades, envolve séculos de
tradição. É preciso distinguir o maracatu tradicional dos grupos
de percussão.
Depoimento de Climério de Oliveira (com adaptações).
Considerando o texto e a imagem acima, julgue o item a seguir.
Um dos elementos sagrados do maracatu é a calunga, boneca conduzida durante o cortejo.
Vai passar
Chico Buarque de Hollanda e Francis Hime
Vai passar, palmas pra ala dos barões famintos,
O bloco dos napoleões retintos
e os pigmeus do boulevard.
Meu Deus, vem olhar, vem ver de perto uma cidade a
cantar
A evolução da liberdade até o dia clarear.
Ai que vida boa, ô lerê,
Ai que vida boa, ô lará.
O estandarte do sanatório geral vai passar.
A partir da imagem acima, que ilustra o carnaval em Olinda, bem como da canção Vai passar e do trecho dela apresentado acima, composição de Chico Buarque e Francis Hime, julgue o item seguinte.
Na ala, tal como no ato da ópera, o enredo está dividido em seções temáticas.