Observe a caricatura:
O armistício
Legenda da caricatura:
Tio Sam: Levante os pés também!
Na caricatura, feita em 1918, o Tio Sam representa os
Estados Unidos e rende o imperador alemão, Kaiser
Guilherme II, obrigando-o a retirar seus grandes pés do
mapa da Europa, onde aparecem Bélgica, França,
Montenegro, Sérvia e Romênia.
A caricatura se refere ao contexto de:
“A única possibilidade de salvação estava em manter-se afastado dos locais tocados pela peste. Foi o que fizeram, por exemplo, os personagens do livro Decameron, de Giovanni Boccaccio, que abandonaram Florença e foram viver isolados nos arredores da cidade enquanto a peste maltratava seus concidadãos que não tinham recursos para fugir”.
(FRANCO JR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. SP: Brasiliense, 2004, p. 30.)
O texto retrata um momento de:
Leia o texto abaixo, escrito em 1711:
O senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos. E se for, qual deve ser, homem de cabedal e governo, bem se pode estimar no Brasil o ser senhor de engenho, quanto proporcionalmente se estimam os títulos entre os fidalgos do Reino. [...] Servem ao senhor do engenho, em vários ofícios, além dos escravos de enxada e fouce que têm nas fazendas e na moenda, e fora os mulatos e mulatas, negros e negras de casa, ou ocupados em outras partes [...].
(ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia/Edusp, 1982, Livro I, Capítulo I. Domínio Público.)
A descrição feita por André João Antonil, em sua obra Cultura e opulência do Brasil (1711), revela:
“No Brasil, a gripe espanhola chegou em algum momento do mês de setembro [de 1918]. Veio pelo mar e desembarcou na cidade do Recife, talvez por volta das oito horas da manhã do dia 9, quando o navio Demerara, procedente de Liverpool, atracou no cais externo do porto com alguns passageiros e tripulantes combalidos e outros contaminados (...). Uma vez em solo, espalhou-se fácil e rápido, desde o Recife ao Rio de Janeiro, do litoral para o interior. O vírus percorria sempre o mesmo trajeto. Aportava, expandia-se por toda a cidade e desenhava a rota do contágio, através das ferrovias, esparramando-se pelo interior do país”.
(SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloísa. A bailarina da morte. A gripe espanhola no Brasil. SP: Companhia das Letras, 2020, p. 16.)
Sobre a gripe espanhola de 1918, é incorreto afirmar que:
Leia o texto e observe a imagem a seguir para responder a questão:
A imagem faz parte da animação “Alô, amigos”, produzida pelos estúdios Walt Disney em 1942. Na cena, o Pato Donald está no Rio de Janeiro, tomando cachaça com o Zé Carioca. O personagem, criado para esta animação, era um papagaio, ave típica na fauna brasileira, e representava o carioca boêmio, em trajes de sambista.
Em meio à Segunda Guerra Mundial, essa animação fez parte de um movimento conhecido como: