Os ready-made são um novo gênero artístico e autônomo inventado por Marcel Duchamp, para o qual qualquer objeto pode ser declarado arte se estiver equipado com os atributos característicos de uma obra de arte.
ELGER, Dietmar. Dadaísmo. Colônia: Taschen, 2005, p. 80 (adaptado).
Ao propor A Fonte como obra de arte, Marcel Duchamp criou um dos conceitos mais significativos da modernidade: o ready-made.
Transformado em procedimento artístico, esse conceito permitiu a Duchamp
Embora já estivessem presentes na tradição pictórica ocidental, os objetos inanimados começaram lentamente a deixar de compor fundos de pinturas para se tornar um gênero independente apenas no final do século XVI. No século XVII, as naturezas mortas se tornaram célebres na Holanda, mas continuaram a ser percebidas como um gênero menor diante de pinturas religiosas, retratos e das chamadas “pinturas históricas”.
No século XX, o gênero natureza morta passou a receber a atenção de artistas
As técnicas de queda do judô são exemplos de conhecimentos cinestésicos que podem ser transferidos para a vida cotidiana.
Em caso de uma queda ao escorregar, quais dos seguintes elementos dessa técnica esportiva ajudam a pessoa a não se machucar?
RIBEIRO, Rosalvo. Notícia desagradável, 1986, ólco sobre tcla.131] cm x 89 cm. Disponível cm: www .masp.org.br. Acesso em: out./2019.
PEDROSA, Tânia de Mava. Sem título. escultura cm argila. Disponivel em: www .taniapedrosa.com.br. Acesso em: out. 2019.
Ao chegar a Paris, Rosalvo Ribeiro matriculou-se na Academia Julien. Dedicado aos estudos clássicos, o moço alagoano colheu admiráveis e máximos proveitos dos ensinamentos recebidos, e, mediante concurso, ingressou na Academia de Belas Artes. A sua prova pública constitui-se em cópia de uma estátua grega.
As artes plásticas em Alagoas até o ano de 1925. Disponível em: www.historiadealagoas.com.br. Acesso em: out. 2019 (adaptado).
Sobre a sua obra, a alagoana Tânia Pedrosa comenta que “neste rumo eterno de vida entrei como se entra em veredas sertanejas, vendo caatingas, casinhas à beira do rio São Francisco, percorrendo o agreste, a zona da mata, o litoral, observando nossa diversidade cultural singular, resultado da miscigenação, e nossas etnias variadas, além dos diversos materiais e formas imaginárias da nossa arte, influenciada pelos brancos colonizadores, negros africanos e índios”.
DANTAS, C. L. (Org.). A invenção da terra: arte popular — Coleção de Tânia de Maya Pedrosa/IPHAN. Maceió: IPHAN – AL, 2013 (adaptado).
Infere-se das imagens e dos textos apresentados anteriormente que as produções de Rosalvo Ribeiro e Tânia Pedrosa