Há meio século, os escravos fugiam com frequência. Eram muitos, e nem todos gostavam da escravidão. Sucedia ocasionalmente apanharem pancada, e nem todos gostavam de apanhar pancada. Grande parte era apenas repreendida; havia alguém de casa que servia de padrinho, e o mesmo dono não era mau; além disso, o sentimento da propriedade moderava a ação, porque dinheiro também dói.
(...)
No chão, onde jazia, levada do medo e da dor, e após algum tempo de luta, a escrava abortou.
O fruto de algum tempo entrou sem vida neste mundo, entre os gemidos da mãe e os gestos de desespero do dono. Cândido Neves viu todo esse espetáculo. Não sabia que horas eram. Quaisquer que fossem, urgia correr à Rua da Ajuda, e foi o que ele fez sem querer conhecer as consequências do desastre. Quando lá chegou, viu o farmacêutico sozinho, sem o filho que lhe entregara. Quis esganá-lo. Felizmente, o farmacêutico explicou tudo a tempo; o menino estava lá dentro com a família, e ambos entraram. O pai recebeu o filho com a mesma fúria com que pegara a escrava fujona de há pouco, fúria diversa, naturalmente, fúria de amor. Agradeceu depressa e mal, e saiu às carreiras, não para a Roda dos Enjeitados, mas para a casa de empréstimo com o filho e os cem mil-réis de gratificação. (...) Cândido Neves, beijando o filho, entre lágrimas, verdadeiras, abençoava a fuga e não se lhe dava do aborto.
— Nem todas as crianças vingam, bateu-lhe o coração.
Machado de Assis. Pai contra mãe.
Considerando esse trecho do conto Pai contra mãe, de Machado de Assis, e o contexto de produção dessa obra, julgue o item seguinte.
Com o avanço do capitalismo, as relações sociais passam a ter características mercantis, o que, no conto apresentado, pode ser identificado no fato de que o suposto humanismo dos donos de escravos era, na verdade, baseado em um senso de propriedade, que desumanizava ainda mais o escravizado.
Todos os homens reconhecem o direito de revolução, isto é, o direito de recusar lealdade ao governo e opor-lhe resistência quando sua tirania ou sua ineficiência tornam-se insuportáveis. (...) Se alguém me dissesse que um governo é ruim porque tributa determinadas mercadorias estrangeiras trazidas a seus portos, é bastante provável que eu não movesse uma palha a respeito, já que posso passar sem elas. Todas as máquinas têm seu atrito, e isto possivelmente tem um lado bom que compensa o lado ruim. De qualquer modo, seria bastante nocivo fazer muito alvoroço por causa disso. Mas, quando o atrito chega ao ponto de controlar a máquina, e a opressão e o roubo se tornam organizados, digo que não devemos mais ficar presos a tal máquina. Em outras palavras, quando um sexto da população de uma nação que se comprometeu a ser o abrigo da liberdade é formado por escravos, e um país inteiro é injustamente invadido e conquistado por um exército estrangeiro e submetido à lei militar, penso que não é demasiado cedo para os homens honestos se rebelarem e darem início a uma revolução. O que torna este dever ainda mais urgente é o fato de que o país invadido não é o nosso, mas é nosso o exército invasor.
Henry D. Thoreau. A desobediência civil. 1849 (com adaptações).
Tendo como referência esse texto de Thoreau, julgue o item.
Com a afirmação de que a tirania ou a ineficiência de um governo podem tornar-se insuportáveis, Thoreau reconhece o direito
Cota não é esmola
Experimenta nascer preto na favela, pra você ver
O que rola com preto e pobre não aparece na TV
Opressão, humilhação, preconceito
A gente sabe como termina quando começa desse jeito.
Bia Ferreira.
Há meio século, os escravos fugiam com frequência. Eram muitos, e nem todos gostavam da escravidão. Sucedia ocasionalmente apanharem pancada, e nem todos gostavam de apanhar pancada. Grande parte era apenas repreendida; havia alguém de casa que servia de padrinho, e o mesmo dono não era mau; além disso, o sentimento da propriedade moderava a ação, porque dinheiro também dói.
(...)
No chão, onde jazia, levada do medo e da dor, e após algum tempo de luta, a escrava abortou. O fruto de algum tempo entrou sem vida neste mundo, entre os gemidos da mãe e os gestos de desespero do dono. Cândido Neves viu todo esse espetáculo. Não sabia que horas eram. Quaisquer que fossem, urgia correr à Rua da Ajuda, e foi o que ele fez sem querer conhecer as consequências do desastre. Quando lá chegou, viu o farmacêutico sozinho, sem o filho que lhe entregara. Quis esganá-lo. Felizmente, o farmacêutico explicou tudo a tempo; o menino estava lá dentro com a família, e ambos entraram. O pai recebeu o filho com a mesma fúria com que pegara a escrava fujona de há pouco, fúria diversa, naturalmente, fúria de amor. Agradeceu depressa e mal, e saiu às carreiras, não para a Roda dos Enjeitados, mas para a casa de empréstimo com o filho e os cem mil-réis de gratificação. (...) Cândido Neves, beijando o filho, entre lágrimas, verdadeiras, abençoava a fuga e não se lhe dava do aborto.
— Nem todas as crianças vingam, bateu-lhe o coração.
Machado de Assis. Pai contra mãe.
Tendo como referência esse trecho da canção Cota não é esmola, de Bia Ferreira, e o fragmento do conto Pai contra mãe, de Machado de Assis, julgue os item.
No verso “A gente sabe como termina quando começa desse jeito”, Bia Ferreira adota o pressuposto da teoria sociológica do determinismo social para contrapor-se à política de cotas raciais, a qual desestimula o jovem negro a se esforçar e desenvolver suas potencialidades.
Cadê meu celular? Eu vou ligar prum oito zero
Vou entregar teu nome e explicar meu endereço
Aqui você não entra mais
Eu digo que não te conheço
E jogo água fervendo se você se aventurar
Eu solto o cachorro
E, apontando pra você
Eu grito péguix guix guix guix
Eu quero ver você pular, você correr
Na frente dos vizinhos
‘Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim
Elza Soares. Maria da Vila Matilde. Composição Douglas Germano.
Considerando esse trecho de música como referência inicial e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.
A violência contra as mulheres é um fenômeno socioespacial, pois envolve questões de gênero e de natureza econômica, sendo um fenômeno pouco expressivo nos países ricos.
Cadê meu celular? Eu vou ligar prum oito zero
Vou entregar teu nome e explicar meu endereço
Aqui você não entra mais
Eu digo que não te conheço
E jogo água fervendo se você se aventurar
Eu solto o cachorro
E, apontando pra você
Eu grito péguix guix guix guix
Eu quero ver você pular, você correr
Na frente dos vizinhos
‘Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim
Elza Soares. Maria da Vila Matilde. Composição Douglas Germano.
Considerando esse trecho de música como referência inicial e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.
As denúncias feitas para a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) são importantes fontes de informações sobre a violência contra as mulheres, permitindo identificar, nas diferentes unidades da Federação, aquelas que apresentam maior ou menor incidência de violência e as tipologias de violência contra a mulher.
Cadê meu celular? Eu vou ligar prum oito zero
Vou entregar teu nome e explicar meu endereço
Aqui você não entra mais
Eu digo que não te conheço
E jogo água fervendo se você se aventurar
Eu solto o cachorro
E, apontando pra você
Eu grito péguix guix guix guix
Eu quero ver você pular, você correr
Na frente dos vizinhos
‘Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim
Elza Soares. Maria da Vila Matilde. Composição Douglas Germano.
Considerando esse trecho de música como referência inicial e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.
Embora interpretada pela cantora Elza Soares, a música foi composta por um homem, Douglas Germano, o que mostra como é possível, e necessária, a participação de homens no enfrentamento às desigualdades de gênero.