A estátua do discóbolo, realizada por Míron, representa o corpo de um atleta em seu momento de máxima tensão. Esse esforço, porém, não é refletido na face do atleta. Observa-se, além disso, na escultura, harmonia, balanceamento e simetria das proporções corporais. Assim como ocorreu com tantas outras obras gregas, perdeu-se o original da estátua do discóbolo feito de bronze e restaram apenas cópias romanas.
Internet: (com adaptações).
Tendo como referência os textos anteriores, assumindo 12/7 como valor aproximado para e considerando que o modelo na posição do discóbolo seja uma situação ideal de equilíbrio estático, julgue o item.
A disposição bidimensional de forças em um modelo na posição do discóbolo é ilustrada na figura a seguir, em que Pa = 780 N é o peso do atleta, que segura um disco de peso Pd = 20 N. O centro de massa do atleta (CM) está alinhado com o ombro, e o braço se estende por 0,7 m até o centro do disco, fazendo um ângulo de 30° com a horizontal. Os pés do atleta se apoiam nos pontos P1 e P2, que distam, respectivamente, 0,6 m e 0,2 m da projeção do centro de massa e, nesses pontos, há as reações R1 e R2
O discóbolo de Míron, ao apresentar o atleta com o corpo retraído e músculos flexionados, anatomia perfeita e harmonia dos músculos, caracteriza-se pela delicadeza, mas também pela força e pelo vigor.
O mito de Orfeu e Eurídice, imortalizado na ópera Orfeu, de Monteverdi, tem povoado o imaginário de compositores e pintores. Os mitos, de maneira geral, por meio de analogias e metáforas, têm sido usados para explicar angústias, medos e comportamentos humanos. No Brasil, por exemplo, Orfeu inspirou o musical Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, e sua adaptação para o cinema, Orfeu Negro, de Marcel Camus (1959). O filme ajudou a divulgar a cultura afro-brasileira no exterior, principalmente, o samba e a bossa nova.
Considerando o texto precedente e os vários aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.
No primeiro ato da ópera Orfeu, após a abertura orquestral, a personagem Música se apresenta e introduz a história de amor entre Orfeu e Eurídice.
O mito de Orfeu e Eurídice, imortalizado na ópera Orfeu, de Monteverdi, tem povoado o imaginário de compositores e pintores. Os mitos, de maneira geral, por meio de analogias e metáforas, têm sido usados para explicar angústias, medos e comportamentos humanos. No Brasil, por exemplo, Orfeu inspirou o musical Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, e sua adaptação para o cinema, Orfeu Negro, de Marcel Camus (1959). O filme ajudou a divulgar a cultura afro-brasileira no exterior, principalmente, o samba e a bossa nova.
Considerando o texto precedente e os vários aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.
A instrumentação da obra musical Samba House, do grupo Patubatê, inclui os instrumentos de orquestra violino, viola, violoncelo e contrabaixo.
O mito de Orfeu e Eurídice, imortalizado na ópera Orfeu, de Monteverdi, tem povoado o imaginário de compositores e pintores. Os mitos, de maneira geral, por meio de analogias e metáforas, têm sido usados para explicar angústias, medos e comportamentos humanos. No Brasil, por exemplo, Orfeu inspirou o musical Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, e sua adaptação para o cinema, Orfeu Negro, de Marcel Camus (1959). O filme ajudou a divulgar a cultura afro-brasileira no exterior, principalmente, o samba e a bossa nova.
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Orfeu Negro se passa em uma favela na zona sul do Rio de Janeiro: um espaço de exclusão social é o recorte territorial para o desenrolar da trama.
A foto apresentada é da fachada lateral do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. Cláudio Santoro foi compositor, maestro, professor de música e fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. Em 2019, comemora-se 100 anos de seu nascimento. Sua produção musical pode ser dividida em quatro períodos: fase dodecafônica (1939-1946); período de transição (1946-1948); fase nacionalista (1949-1960); e retorno ao serialismo (1960 em diante). Em 1954, Santoro compôs a obra orquestral Brasiliana, que estreou em 1958 sob a regência do compositor. Em gravação de 2008, a obra é executada pela Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense, sob a regência da maestrina Lígia Amadio.
Tendo como referência inicial o texto apresentado e a obra orquestral Brasiliana, julgue os seguintes itens.
No painel integrado ao prédio, os blocos de concreto remetem à leveza, em contraste com a solidez da construção.
A foto apresentada é da fachada lateral do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. Cláudio Santoro foi compositor, maestro, professor de música e fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. Em 2019, comemora-se 100 anos de seu nascimento. Sua produção musical pode ser dividida em quatro períodos: fase dodecafônica (1939-1946); período de transição (1946-1948); fase nacionalista (1949-1960); e retorno ao serialismo (1960 em diante). Em 1954, Santoro compôs a obra orquestral Brasiliana, que estreou em 1958 sob a regência do compositor. Em gravação de 2008, a obra é executada pela Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense, sob a regência da maestrina Lígia Amadio.
Tendo como referência inicial o texto apresentado e a obra orquestral Brasiliana, julgue os seguintes itens.
O Teatro Nacional Cláudio Santoro foi construído na forma de pirâmide com o objetivo de garantir simetria e profundidade ao edifício, já que a constante realização de espetáculos de teatro e música popular exige espaços com tais características.