A cultura não existe em seres humanos genéricos, em situações
abstratas, mas em homens e mulheres concretos, pertencentes a este
ou àquele povo, a esta ou àquela classe, em determinado território,
num regime político A ou B, dentro desta ou daquela realidade
[5] econômica.
Somente se poderá conceituar cultura como autorrealização da
pessoa humana no seu mundo, numa interação dialética entre os
dois, sempre em dimensão social. Algo que não se cristaliza apenas
no plano do conhecimento teórico, mas também no da sensibilidade,
[10] da ação e da comunicação.
Na verdade, o ser humano não se caracteriza, exclusivamente,
como conhecedor de dados e informações culturais. Ele é também
e principalmente um agente de cultura, ainda que, muitas vezes, não
tenha consciência disso. E agente cultural de atividade incessante,
[15] seja caçando, para matar a fome, seja recorrendo a divindades, em
oração, seja ordenhando vacas, seja operando computadores.
Aldo Vannucchi, Cultura Brasileira, Ed. Loyola, p. 21
No texto, o 1o parágrafo e os demais estabelecem respectivamente uma relação de:
A cultura não existe em seres humanos genéricos, em situações
abstratas, mas em homens e mulheres concretos, pertencentes a este
ou àquele povo, a esta ou àquela classe, em determinado território,
num regime político A ou B, dentro desta ou daquela realidade
[5] econômica.
Somente se poderá conceituar cultura como autorrealização da
pessoa humana no seu mundo, numa interação dialética entre os
dois, sempre em dimensão social. Algo que não se cristaliza apenas
no plano do conhecimento teórico, mas também no da sensibilidade,
[10] da ação e da comunicação.
Na verdade, o ser humano não se caracteriza, exclusivamente,
como conhecedor de dados e informações culturais. Ele é também
e principalmente um agente de cultura, ainda que, muitas vezes, não
tenha consciência disso. E agente cultural de atividade incessante,
[15] seja caçando, para matar a fome, seja recorrendo a divindades, em
oração, seja ordenhando vacas, seja operando computadores.
Aldo Vannucchi, Cultura Brasileira, Ed. Loyola, p. 21
Pode-se afirmar corretamente que o texto:
A cultura não existe em seres humanos genéricos, em situações
abstratas, mas em homens e mulheres concretos, pertencentes a este
ou àquele povo, a esta ou àquela classe, em determinado território,
num regime político A ou B, dentro desta ou daquela realidade
[5] econômica.
Somente se poderá conceituar cultura como autorrealização da
pessoa humana no seu mundo, numa interação dialética entre os
dois, sempre em dimensão social. Algo que não se cristaliza apenas
no plano do conhecimento teórico, mas também no da sensibilidade,
[10] da ação e da comunicação.
Na verdade, o ser humano não se caracteriza, exclusivamente,
como conhecedor de dados e informações culturais. Ele é também
e principalmente um agente de cultura, ainda que, muitas vezes, não
tenha consciência disso. E agente cultural de atividade incessante,
[15] seja caçando, para matar a fome, seja recorrendo a divindades, em
oração, seja ordenhando vacas, seja operando computadores.
Aldo Vannucchi, Cultura Brasileira, Ed. Loyola, p. 21
Assinale a alternativa correta.
A cultura não existe em seres humanos genéricos, em situações
abstratas, mas em homens e mulheres concretos, pertencentes a este
ou àquele povo, a esta ou àquela classe, em determinado território,
num regime político A ou B, dentro desta ou daquela realidade
[5] econômica.
Somente se poderá conceituar cultura como autorrealização da
pessoa humana no seu mundo, numa interação dialética entre os
dois, sempre em dimensão social. Algo que não se cristaliza apenas
no plano do conhecimento teórico, mas também no da sensibilidade,
[10] da ação e da comunicação.
Na verdade, o ser humano não se caracteriza, exclusivamente,
como conhecedor de dados e informações culturais. Ele é também
e principalmente um agente de cultura, ainda que, muitas vezes, não
tenha consciência disso. E agente cultural de atividade incessante,
[15] seja caçando, para matar a fome, seja recorrendo a divindades, em
oração, seja ordenhando vacas, seja operando computadores.
Aldo Vannucchi, Cultura Brasileira, Ed. Loyola, p. 21
Considere as afirmações abaixo.
I. A palavra incessante (linha 14) pode ser substituída por “contínua”, sem alteração do sentido original do trecho.
II. O acento indicador de crase àquele (linha 03) é opcional, considerando que se trata de palavra masculina.
III. Ao introduzir um novo período, para (linha 15) denota sentido de finalidade.
Assinale a alternativa correta.
Poema Tirado de uma Notícia de Jornal
João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da
Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
Manuel Bandeira
A partir de Poema tirado de uma notícia de jornal é correto afirmar que:
Leia o relato de Tollenare, um viajante europeu que esteve em Recife em fins de 1816.
“Entre eles (os escravos) veem-se homens cuja fisionomia é ainda altiva ou feroz: dir-se-ia que, mordendo o freio a tremer, cogitam os meios de se libertarem, mas isto não passa, talvez, de uma ilusão, porquanto não se percebe precaução alguma tomada contra as tentativas que possam fazer; todos não têm este aspecto inquietador. Vi negros muito calmos e muito submissos [...]”.
Citado em: Jaime Rodrigues. O infame comércio. Campinas: Editora da UNICAMP, 2000, p.51
Após a análise do trecho, assinale a alternativa correta.