Sobre os modelos de produção fordismo e toyotismo, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Caracterizado como um sistema de produção de massa, o fordismo consistiu na criação, por Henry Ford, de linhas de montagem. Fixados diante da linha de montagem, os operários viam as peças se movimentar em esteiras rolantes e executavam, desse modo, apenas uma etapa do processo de produção.
( ) O fordismo e o toyotismo surgiram em um mesmo contexto sócio-histórico: na Inglaterra, durante a Revolução Industrial, como diferentes formas de organizar a produção industrial.
( ) O toyotismo caracterizava-se, entre outras questões, pela produção por demanda, pela flexibilização da produção, pela automação das máquinas e pelo sistema just-in-time (no tempo certo).
( ) Introduzido em fábricas de automóveis em Detroit, nos Estados Unidos, o fordismo possuía técnicas gerenciais em comum com o taylorismo, objetivando retirar o controle da produção das mãos dos operários.
( ) Da mesma forma que o Fordismo representava o american way of life, o modo de vida americano, voltado para o consumo, o Toyotismo representava a cultura oriental e desacelerava o ritmo de produção nas fábricas numa alusão à paciência oriental.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
No século XX, em diferentes regiões do mundo, como França, Inglaterra e mesmo o Brasil, a História, enquanto campo de produção do saber, passou por uma série de mudanças.
Com base no processo de transformação teórica e na produção do conhecimento histórico, considere as afirmativas a seguir.
I. Embora os grupos sociais menos favorecidos estejam envolvidos com processos históricos em diferentes espaços e tempos, é possível afirmar que o protagonismo como sujeitos históricos cabe a figuras de destaque, como políticos, militares e clérigos.
II. Opondo-se às correntes históricas tradicionais que enfatizavam o tempo histórico como algo perpassado por múltiplos ritmos, inclusive de longa duração, a renovação teórica do século XX passou a enfatizar a história dos eventos como episódios de curta duração.
III. Dentre as renovações teóricas do século XX, é possível destacar o olhar sobre o presente e fenômenos recentes como objetos de reflexão histórica, não se circunscrevendo ao passado longínquo.
IV. A forma como o historiador analisa os diferentes fenômenos no decorrer do tempo é influenciada, de forma decisiva, pelas questões do presente, destacando-se, por exemplo, a história das mulheres, que cresceu na segunda metade do século XX.
Assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir.
Ontem, a Igreja, instituindo uma ruptura social entre clérigos e fiéis, mantinha a Escritura no estatuto de uma “Letra” supostamente independente de seus leitores e, de fato, de posse dos seus exegetas: a autonomia do texto era a reprodução das relações socioculturais no seio da instituição cujos pressupostos fixavam o que se deveria ler na Escritura. Com o enfraquecimento da instituição, aparece entre o texto e seus leitores a reciprocidade que ela escondia, como se, em se retirando, ela permitisse ver a pluralidade indefinida das “escrituras” produzidas por diversas leituras. A criatividade do leitor vai crescendo à medida que vai decrescendo a instituição que a controlava. Este processo, visível desde a Reforma, começa a inquietar os eclesiásticos.
(Adaptado de: CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 243-244.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre Reforma Protestante e Contrarreforma, assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir.
Se colocarmos a visão filosófica partilhada nos livros marginais da França do Antigo Regime em contraste com a visão do movimento filosófico que vem sendo passada de manual para manual, impossível não sentir um desconforto: a maioria dos títulos é absolutamente desconhecida e parecem sugerir que um monte de lixo acabou se juntando à ideia de filosofia do século. Talvez o Iluminismo fosse mais banalizado do que os autores de manuais faz suspeitar. Os autores marginalizados, marcados pela boemia literária, não tinham acesso à sociedade polida, onde circulavam as mamatas e as oportunidades. Por isso, amaldiçoavam o mundo fechado de cultura. Sobreviviam fazendo o trabalho sujo da sociedade – espionar para a política e mascatear pornografia – e enchiam seus escritos de imprecações contra o mundo, que os humilhara e corrompera. Foi nas profundezas do submundo intelectual que esses homens se tornaram revolucionários: ali nasceu a determinação jacobina de exterminar a aristocracia.
(Adaptado de: DARNTON, Robert. Boemia literária e revolução: o submundo das letras no Antigo Regime. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 14 e 31.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre revoluções liberais e Revolução Francesa, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) O Iluminismo foi um movimento filosófico unificado, marcado por ideias voltadas para a liberdade do homem e a organização do Estado, distante da chamada baixa literatura.
( ) As obras produzidas por autores marginalizados, que operavam fora do círculo da corte, lançavam mão da pornografia e do escárnio como ferramentas para a crítica social.
( ) Autores iluministas como Maquiavel lançaram as bases filosóficas para tornar legítimo o poder monárquico durante o Antigo Regime, o que foi problematizado no contexto histórico revolucionário.
( ) Abordar o Iluminismo considerando o pensamento dos grandes filósofos é consistente, desconsiderando a multiplicidade de publicações do Antigo Regime.
( ) A crítica a regimes políticos pode ser realizada de múltiplas formas, seja descontruindo, em linguagem distanciada, os pilares que sustentam o Estado, seja utilizando da sátira e do riso, como sugerido pelos autores ligados, de diferentes modos, ao Iluminismo.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Com base nos conhecimentos sobre História do Paraná, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Assim como as demais regiões do Brasil, a Província do Paraná foi criada na década de 1820, quando a organização social, política e territorial do país já havia passado por profundas transformações.
( ) O desenvolvimento das diferentes regiões do Paraná, destacando-se o Leste, os Campos Gerais e o Norte, ocorreu de forma heterogênea, tendo em vista, por exemplo, as formas de colonização e os principais gêneros agrícolas produzidos.
( ) Na História do Paraná, houve conflitos étnicos, como a perseguição a imigrantes de determinadas etnias durante a Segunda Guerra Mundial, como, por exemplo, os japoneses internados na Colônia Cacatu, em Antonina.
( ) Diferentemente de outras regiões do país, como o Sudeste e o Nordeste, a economia paranaense baseou-se na mobilização de mão de obra livre, seja de trabalhadores locais ou imigrantes, dispensando, portanto, a exploração de escravizados.
( ) Desde o século XIX, o café foi o principal gênero agrícola produzido no Paraná, diferentemente de outros produtos, como a erva-mate, que, voltada para o consumo local, foi irrelevante para a arrecadação tributária provincial.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
A figura a seguir é uma capa da história em quadrinhos Capitão América, criada por Jack Kirby e Joe Simon e publicada originalmente em 1941.
Com base na figura, nos conhecimentos sobre Segunda Guerra Mundial e na produção do conhecimento histórico, assinale a alternativa correta.