Após a redemocratização da década de 1980, uma série de políticas públicas entraram em discussão na pauta política do Brasil, buscando minorar a desigualdade social, política e econômica entre os grupos no país. Dentre elas, estão as políticas de ações afirmativas que, decorrente de sucessivas exigências dos movimentos sociais, que buscavam reparação por danos provocados aos negros e negras após 300 anos de escravidão, tiveram a Lei nº 12.711 aprovada em 2012.
No dia 28 de agosto de 2022 a criação desta lei completou 10 anos; lei esta que estabelece
“Nessa intermediação entre Deus e os homens, o clero sempre procurou transformar os terrores do mundo em receios sobre a vida eterna. O peso da violência, o medo do sexo e da morte, eis alguns ingredientes do período capazes de criar nos indivíduos uma culpa surda e servir de obstáculo à felicidade dos homens. O medo do inferno se revelava mais forte que a crença na salvação: afinal, os diabos são seres temíveis, sempre à espreita”.
(MOTA, M. B.; BRAICK, P. R. História: das cavernas ao terceiro milênio. 1ª Ed. São Paulo: Moderna, 1997, p. 69)
Tomando como base o excerto acima, analise as seguintes assertivas que caracterizam a atuação político-cultural da Igreja Católica na Idade Média europeia:
I. O domínio da produção artística que fez surgir diversas obras na música, arquitetura, pintura e escultura de caráter moralista e religioso.
II. A produção de obras relatando a vida dos santos como exemplos morais e de boa-conduta a serem seguidos em nome da ordem social.
III. A promoção da alfabetização universal, garantindo o livre acesso da população à interpretação da Bíblia e das escrituras sagradas.
IV. A presença da Igreja e de sacerdotes junto às comunidades locais estabelecendo o controle da vida pública e privada das pessoas.
V. A promoção sistemática do medo e, em contrapartida, a concepção da Igreja como única possibilidade de salvação frente às ameaças.
Assinale a alternativa CORRETA:
“As guerras fratricidas entre Huascar e Atahualpa, depois do falecimento de Huayna Capac, não foram um fenômeno estranho dentro da História do Tahuantinsuyu. Ao contrário, se tratava de circunstâncias que se repetiam ao final de cada governo”.
Traduzido de (CANSECO, M. R. de D. História del Tahuantinsuyu. 3ª Ed. Lima: IEP, 2017, p.147).
As disputas pelo trono Inca eram comuns
Grândola, Vila Morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade
Em cada esquina, um amigo
Em cada rosto a igualdade
[...]
O trecho acima é da canção Grândola, Vila Morena de José Afonso, que foi tema musical da morte da personagem Tóquio, na penúltima temporada da série La Casa de Papel. Além de estar presente em produções midiáticas, essa canção esteve no centro de eventos históricos contemporâneos. Proibida pelo regime salazarista, foi tocada em 25 de abril de 1974, marcando o início da Revolução dos Cravos.
Este movimento foi
Leia o excerto a seguir acerca das comemorações do centenário da Independência em 1922.
“As representações políticas conservadoras, evocadas enfaticamente no centenário da Independência, conduziram a negociação entre o presente e o passado: o culto ao poder central como opção política se firmou como cultura histórica. A experiência política da Primeira República deveria ser percebida como descaminho. Noutra direção, percebe-se uma clara valorização do passado monárquico como tradição política”.
(SANDES, N. F. A invenção da nação: entre a monarquia e a república. 2ª Ed. Goiânia: Editora UFG, 2011, p. 13).
Em 2022, o Brasil comemora o bicentenário de sua Independência, motivo de vários eventos e comemorações.
O argumento defendido no parágrafo transcrito pode ser observado no seguinte evento:
Ao longo dos séculos XIX e XX, surgiram várias propostas que foram compreendidas posteriormente por historiadores como fundamentais para a criação Estado do Tocantins em 1988. Todas elas traziam, em diferentes nuances, os interesses econômicos, políticos e territoriais do até então Norte de Goiás. A trajetória para a emancipação da região foi composta por diversas lutas, movimentos separatistas e personagens.
Sendo assim, é CORRETO afirmar que