Sobre as artes africanas e afrodescendentes, assinale o que for correto.
01) A dança dos orixás é uma importante dança afro-brasileira; seus movimentos se baseiam nas características das divindades do candomblé.
02) Apesar de o continente africano ser vasto, as culturas africanas são homogêneas, com semelhanças de línguas e religiões que se refletem em manifestações artísticas similares.
04) As máscaras são elementos utilizados por vários povos africanos e geralmente compõem a indumentária em ocasiões festivas.
08) A pintura figurativa africana alinhou-se às regras dos movimentos artísticos asiáticos e permaneceu alheia à arte não decorativa islâmica.
16) O tambor da crioula é um importante legado da cultura africana; reúne principalmente o canto, a percussão de tambores e a dança.
Sobre a arte indígena brasileira, assinale o que for correto.
01) Sem possuir um conceito de arte, os povos indígenas brasileiros se manifestam por meio da produção de narrativas, da música, da dança, de grafismos, de artefatos geralmente de uso cotidiano.
02) A confecção de artefatos se dá com frequência de forma coletiva; as técnicas de elaboração são transmitidas socialmente por meio da observação dos mais velhos.
04) A pintura corporal é um costume entre a maioria dos povos e tem funções diversas, como a preparação para rituais, para cura, para proteção, para distinção de lugares sociais ou de clãs, de gênero e mesmo de etapas de crescimento da criança. 08) Braceletes, brincos, colares de pena, miçangas e sementes são alguns dos objetos utilizados pelos indígenas no cotidiano e em rituais religiosos.
16) Apesar de inicialmente nômades, os povos Guarani fixaram-se na região central do Brasil, chamada por eles de “terra sem males”, onde unificaram seus rituais religiosos e seus costumes.
Sobre a música brasileira no século XX e seus respectivos movimentos, assinale o que for correto.
01) A bossa nova, que tem em João Gilberto um de seus principais representantes, é um estilo musical interpretado com canto suave, geralmente acompanhado por violão.
02) A música da Jovem Guarda, cujos principais nomes foram Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, inspirou-se em parte no rock´n´roll norte-americano. Utilizava guitarras elétricas, roupas em estilo americanizado, e as letras de suas canções descreviam aventuras amorosas.
04) As canções de protesto surgem durante os festivais de música na década de 1960. Chico Buarque e Geraldo Vandré, dentre outros compositores, criaram canções com temas que abordavam a injustiça social, a influência internacional, a ditadura militar no País.
08) A Tropicália surge no Brasil na década de 1930. Seus artistas foram pioneiros na difusão da música nacional por meio do rádio, cujos principais representantes foram Carmem Miranda, Aracy de Almeida e Elza Soares.
16) Derivado da música brega, o tecnobrega surgiu no Pará na década de 2000, incorporando à música elementos como sons eletrônicos e uma batida mais rápida.
Sobre o teatro, assinale o que for correto.
01) A cenografia, ou a arte de cenários, é um dos recursos mais importantes do teatro, havendo referências de sua existência desde a Grécia antiga.
02) Durante a Idade Média, a cenografia retratou principalmente elementos religiosos. Nas encenações da época ela representava lugares como a terra, o céu ou o inferno.
04) No Romantismo há uma grande evolução da cenografia. Surgem os cenários tridimensionais com altura, largura e profundidade.
08) No século XIX d.C., com o surgimento do Naturalismo, passam a ser incorporados, como parte dos cenários, objetos reais como mesas, cortinas, cadeiras, escadas, tapetes, dentre outros objetos, para recriar a ideia de realidade em cena.
16) Na concepção moderna de teatro, a cenografia passa a ter novas alternativas em cena, dentre elas: cenário verbal, cenário sonoro e cenário simultâneo.
Sobre o teatro, assinale o que for correto.
01) O teatro épico moderno surgiu na Grécia antiga, durante as festas em homenagem a Dionísio, deus do vinho; era composto pelos gêneros tragédia e comédia.
02) Os jogos teatrais constituem uma das principais técnicas de preparação do ator. Dentre seus fundamentos mais importantes encontram-se: personagens, ação teatral, espaço cênico, foco, instrução e avaliação.
04) O teatro expressionista surgiu na França no final do século XVIII, com peças criadas a partir de textos das obras literárias da época, e teve como precursores pintores como Vermeer e Van Eyck.
08) Composto por cenas curtas, com muita ação e pouco texto, o teatro futurista surgiu na Itália, no final da década de 1920. Exaltava a industrialização, a velocidade, a violência; propunha ações conjuntas que ocorriam no palco e na plateia.
16) O teatro do absurdo, que surgiu na Europa durante a década de 1940, propunha um espetáculo que fugia do realismo e da lógica; trabalhava assuntos polêmicos, fazendo da linguagem um obstáculo entre os homens.
Sobre a dança e a performance, assinale o que for correto.
01) O termo “contemporâneo”, na dança, pode ser utilizado para classificar a modalidade que busca respostas a questões, a dúvidas, a inquietações em nossa sociedade atual.
02) A dança contemporânea pode lançar mão de diversos meios tecnológicos, como vídeos, computadores, artes visuais, música como recurso principal, ou até mesmo a sua ausência, o silêncio absoluto.
04) Performance é um acontecimento artístico executado ao vivo, diante de um público, e promove uma experiência coletiva única de reinvenção, de recriação do cotidiano, como manifestações culturais, festas e rituais.
08) A performance é apresentada apenas em locais abertos, com grupos de artistas que contracenam evitando recursos corporais específicos, valorizando os diálogos textuais sem uma narração orientadora.
16) Flash mob, uma modalidade de performance planejada e ensaiada antecipadamente, ocorre repentinamente em locais públicos, transformando a rotina do lugar. Quando se encerra, devolve ao local de realização a sua dinâmica original.